terça-feira, 30 de janeiro de 2007

World Trade Center

Isto das datas de lançamento tem sempre surpresas... afinal chegou já hoje a obra de Oliver Stone, "World Trade Center", uma história verdadeira sobre dois polícias portuários que ficaram presos nos escombros da segunda torre quando tentavam acudir os infelizes que ali estavam no dia 11 de Setembro de 2001. Só 20 pessoas foram recuperadas dos escombros: as personagens retratadas no filme foram a 18.ª e 19.ª.

Muitos ficaram decepcionados porque esperavam que Oliver Stone fosse igual a si próprio neste filme: Polémico e corrosivo (veja-se "JFK" ou "Nascido a 4 de Julho"). Não foi.
Stone disse que provavelmente ainda iria fazer um filme sobre as causas que levaram ao 11/09, mas que por agora apenas queria prestar homenagem aos que morreram e aos que ali trabalharam para evitar que mais mortes houvesse. E foi exactamente isso que fez.
Não é um filme protesto nem um filme de propaganda anti-Bush, mas é um filme que emociona.

Para representar os dois polícias, Stone escolheu a mega estrela Nicolas Cage ("O Senhor da Guerra") e o actor que ganhou notoriedade com "Colisão", Michael Peña. Nos papéis das desesperadas esposas temos Maggie Gyllenhaal ("A Secretaria") e Maria Bello ("História de Violência"). Ultima refêrência para Armando Riesco: Não é nenhuma estrela de Hollywood mas foi ele que interpretou no filme o papel do português António Rodrigues que também faleceu em serviço naquele triste.

Título original: World Trade Center

Realização: Oliver Stone

Intérpretes: Nicolas Cage, Michael Peña, Maggie Gyllenhaal, Maria Bello, Jay Hernandez, Armando Riesco, Michael Shannon, Frank Whaley, Stephen Dorff

Estados Unidos, 2006

TRAILER

Sem comentários: