quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

A Caminho de Guantánamo

Michael Winterbottom esteve nas bocas do mundo com "9 songs". As cenas de sexo explícito chocaram alguns, a fronteira entre erotismo e pornografia foi posta em causa.
Agora, num tema completamente diferente, Winterbottom volta a ser polémico e volta às luzes da ribalta com este "A Caminho de Guantánamo" com o qual arrecadou o prémio de Urso de Prata pela sua realização em Berlim.
Com este filme Winterbottom e Mat Whitecross (co-realizador) procuraram contribuir para a denuncia à vergonhosa prisão de Guantánamo (em Cuba) onde cerca de 500 presos são ali colocados pelos Estados Unidos da América.
A prisão de Guantanamo foi criada em Cuba para evitar qualquer tipo de lei, se se localizasse nos Estados Unidos seria ilegal manter estes presos detidos. Este local é uma lacuna legal, e uma lacuna nos direitos humanos. As autoridades americanas recusam-se a autorizar a visita de qualquer delegação da ONU às instalações de Guantanamo. Segundo o Presidente George Bush esta prisão foi estabelecida para “the really bad people".
Assim, esta é a história real de 3 amigos, muçulmanos ingleses, que são presos no Paquistão aquando da sua deslocalização ali com o intuito de irem ao casamento dum amigo. De prisão em prisão, são levados até Guantánamo, a famosa base americana, onde ficam presos durante dois anos sem motivo nem qualquer acusação.
De referir que os actores que deram corpo às personagens, foram também elas presas aquando da sua chegada a Inglaterra depois de terem ido a Berlim receber o Urso de Prata... é o que dá falarem de coisas que não convém.
Um verdadeiro filme de intervenção!

Título original: The Road to Guantanamo

Realização: Michael Winterbottom, Mat WhitecrossIntérpretes: Riz Ahmed, Farhad Harun, Arfan Usman, Shafiq Rasul, Ruhel Ahmed e Asif Iqbal

Grã-Bretanha, 2006

Sem comentários: