quinta-feira, 7 de junho de 2007

Cartas de Iwo Jima

Pouco depois da estreia de "As Bandeiras dos Nossos Pais", Clint Eastwood lançou "Cartas de Iwo Jima", um filme complementar do outro que retrata a mesma batalha do primeiro filme, só que desta vez visto através dos olhos japoneses. Era suposto o filme ser justamente isso, um complemento, mas na realidade acabou por ser o filme mais aplaudido e premiado dos dois. Com quatro nomeações para os Óscares, entre elas as de Melhor Filme e Melhor Realizador, acabou por vencer o Óscar para Melhor Edição de Som e venceu igualmente o Globo de Ouro para Melhor Filme em Lingua Estrangeira.
Durante aquela batalha, centenas de combatentes japoneses foram enviados para a ilha de Iwo Jima sabendo que as hipóteses de regressarem eram escassas. No entanto, graças a uma estratégia original, a batalha tornou-se muito dura para os Americanos e durou 40 dias. Várias décadas depois, centenas de cartas escritas pelos soldados foram encontradas no terreno e foram essas cartas que inspiraram Paul Haggis, o argumentista de "Colisão", na elaboração do argumento.
O protagonista, Ken Watanabe ("O Último Samurai") recebeu o elogio geral e um muito particular; o do seu realizador, Eastwood que disse que Watanabe fora essencial para o filme ter o sucesso que teve.

Título original: Letters from Iwo Jima

Realização: Clint Eastwood

Intérpretes: Ken Watanabe, Kazunari Ninomiya, Shido Nakamura, Tsuyoshi Ihara, Ryo Kase, Yuki Matsuzaki, Hiroshi Watanabe, Takumi Bando, Nobumasa Sakagami, Takashi Yamaguchi, Nae Yuuki

Género: Guerra/Drama

Estados Unidos, 2006

TRAILER

2 comentários:

Anónimo disse...

os dois filmes de Clint Eastwood marcam sem duvida as estreias desta semana.

Mas fico inquieto quando dou pelo tempo a passar e o meu filme favorito dos ultimos tempos ainda foi lançado...

Será que me sabem dizer quando está previsto o lançamento do filme LABIRINTO DE FAUNO?

CUmprimentos....

Dvd Paradiso disse...

Olá Daniel!
Bom, não temos qualquer garantia que assim seja mas, se nada de estranho ocorrer, prevejo que a estreia de "O Labirinto do Fauno" ocorra durante o mês de Julho.
A estreia do filme em cinema ocorreu a 1 de Março, a mesma semama de Dreamgirls, que chega ao Dvd ainda este mês, e de "Diários de um Escândalo" que tem estreia prevista em DVD em Julho.
Aliás, o grosso das estreias em DVD deste mês são de filmes que fizeram cinema em Fevereiro.
Portanto não se preocupe porque o seu filme ainda não está atrasado e tudo leva a crer que no próimo mês já cá está.

Um Abraço