quarta-feira, 18 de junho de 2008

No Vale de Elah

Paul Haggis já é um dos argumentistas mais prestigiados do Mundo. São dele argumentos como "Colisão", "Million Dolar Baby" ou "As Cartas de Iwo Jima". Agora Haggis quer tornar-se também num realizador de referência e este "No Vale de Elah" vem reforçar essa vontade e vem confirmar que, realmente, Haggis é das pessoas com maior qualidade no panorama actual do cinema mundial.
Este é um enorme filme que só não teve maior foco de atenção porque, este ano, Hollywood procurou excluir filmes que tivessem temas controversos e sobretudo que tivessem a ver com a Guerra do Iraque do leque de filmes escolhidos para os óscares da Academia. Este é claramente um filme ao nível de Óscar, um dos melhores do ano mas que só viu reconhecido o trabalho do actor protagonista da história, Tommy Lee Jones, com a nomeação para "Melhor Actor Principal", prémio que lhe escapou.
A filme relata a História real de um jovem recém chegado do Iraque que, mesmo antes de contactar a sua família, é encontrado morto, cortado aos pedaços. O seu pai moveu montanhas para conseguir perceber o que realmente aconteceu ao seu filho e é isso que nos é demonstrado por Haggis.
No elenco encontra-se ainda a vencedora de um Óscar por "O Monstro", Charlize Theron e um curto mas marcante papel interpretado por Susan Sarandon.
Não perca este que foi um dos melhores filmes de 2007, podemos garantir.

Título original: In the Valley of Elah

Realização: Paul Haggis

Intérpretes: Tommy Lee Jones, Charlize Theron, Susan Sarandon, Jason Patric, James Franco, Josh Brolin

Género: Drama

Estados Unidos, 2007


Sem comentários: