quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

Mega Blockbuster, um dos filmes mais esperados dos últimos anos, alguns pensavam mesmo que nunca acabaria por chegar, mas eis "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal". Outra vez pela mão de um dos realizadores mais brilhantes da História do Cinema, Steven Spielberg, e dezanove anos depois da "Indiana Jones e a Grande Cruzada" reaparece uma das personagens mais marcantes que o cinema alguma vez criou.
A mais recente aventura de Indiana Jones tem lugar em 1957 – no auge da Guerra Fria. Indy e o jovem rebelde Mutt estão na pista daquela que pode vir a ser uma das mais espectaculares descobertas arqueológicas da história – a Caveira de Cristal de Akator, um lendário objecto de fascínio, superstição e terror. Mas os agentes soviéticos estão também na perseguição. A liderá-los encontra-se a gélida e devastadoramente bela Irina Spalko, cuja unidade militar de elite percorre o globo em busca da Caveira de Cristal, a qual acreditam poder ajudar os soviéticos a dominar o mundo...
A primeira coisa que nos salta aos olhos quando vemos o filme é que Harrison Ford, com uns incriveis 66 anos, mantém uma forma exemplar e certamente não é por ele que esta 4.ª aventura não triunfa. As críticas foram divididas, mas parece-me que ainda assim as positivas suplantaram as negativas. A explicação é simples: Este Indiana tem tudo o que os outros Indianas também tinham: Acção, aventura, humor, romance, enfim tudo aquilo que qualquer pessoa que procura entretenimento fica feliz por encontrar.
Os actores que mais se destacam neste 4.º título, além obviamente de Harrison Ford, são Cate Blanchett ("Elizabeth") no papel de Irina Spalko e o jovem que consegue entrar em quase todos os blockbusters do ano passado e deste ano, Shia LaBeouf.
Não pode perder este filme, ele é parte integrante da História do Cinema.

Título original: Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull

Realização: Steven Spielberg

Intérpretes: Harrison Ford, Cate Blanchett, Karen Allen, Shia LaBeouf, Ray Winstone, John Hurt, Jim Broadbent, Igor Jijikine

Género: Aventura/Acção

Estados Unidos, 2008


Sem comentários: