quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

A Senhora da Água

Sempre que M. Night Shyamalan realiza um filme todos os cinéfilos do mundo têm que o ver. Shyamalan, goste-se ou não, é um génio e todas as suas obras trazem algo de novo ao cinema. Não é por acaso que, quando tinha apenas 29 anos, conseguiu surpreender o mundo ao dirigir Bruce Willis em "O Sexto Sentido". Depois disso seguiram-se "O Protegido", "Sinais", " A Vila" e agora "A Senhora da Água".
Este é o filme mais controverso de Shyamalan: Todos os outros foram bem recebidos pelo público e pela crítica, esta nova obra dividiu opiniões e, pela primeira vez, o indiano não conseguiu reunir consenso à sua volta. O mundo deste realizador é sempre um universo em que o real e o fantástico se fundem de alguma forma, porém essa componente fantástico está muito vincada neste filme e pode muito bem ter sido isso que dividiu os espectadores e admiradores de Shyamalan.
Outra componente dos filmes deste realizador são os seus famosos twists finais. Esta marca ficou arredada deste filme o que decepcionou alguns.
O filme nasceu de uma história infantil que o realizador contava aos seus filmes antes destes se deitarem, história essa que foi crescendo à medida que o tempo foi passando até ao ponto de se poder transformar em filme, como aconteceu.
Quanto ao argumento é a história de Cleveland Heep tem tentado passar despercebido por entre as lâmpadas queimadas e os vidros partidos do complexo de apartamentos que tem por missão de zelar. Mas na noite que irá mudar a sua vida para sempre, Cleveland encontra mais alguém a tentar esconder-se na rotina mundana dos modestos edifícios – uma mulher misteriosa chamada Story, que tem vivido nas passagens debaixo da piscina. Quem é essa mulher misteriosa?

Nos dois principais papéis temos o sempre brilhante Paul Giamatti ("Sideways") e uma repetente a trabalhar com Shyamalan, Bryce Dallas Howard ("A Vila") filha do realizador Ron Howard que dirigiu Giamatti em "Cinderella Man". Para os menos conhecedores do cinema, saibam que o actor que interpreta "o escritor" é o próprio M. Night Shyamalan.
Para mergulhar num mundo fantástico sem preconceitos.


Título original: Lady in the Water

Realização: M. Night Shyamalan

Intérpretes: Paul Giamatti, Bryce Dallas Howard, Bob Balaban, Jeffrey Wright, Sarita Choudhury, Freddy Rodriguez, Bill Irwin, Jared Harris, M. Night Shyamalan

Estados Unidos, 2006

TRAILER

Sem comentários: