terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Noite de Globos

Foi esta madrugada a atribuição dos Globos de Ouro, aquela que é considerada a maior antecâmara para os Oscar. Não houve nenhum papa Globos, sendo que o melhor filme em Drama foi para Babel o filme do mexicano Inarritu que não ganhou o prémio de realização, atribuído a Martin Scorsese por The Departed: Entre Inimigos (vamos lá ver se é desta que Scorsese arrecada um Oscar... se calhar não é o ano em que mais merece, mas veremos).
Nada surpreendentes foram os prémios para Helen Mirren por A Rainha que já pode reservar um lugar na estante para o Oscar, e Forest Whitaker por The Last King of Scotland, isto obviamente na categoria de Drama.

Na vertente de Musical ou Comédia, Dreamgirls arrecada o prémio de melhor filme e ainda os prémios de melhor actor e actriz secundários, sendo que o Melhor Actor Secundário foi então para o surpreendente Eddie Murphy que "roubou" o prémio a Brad Pitt, Mark Whalberg, Ben Affleck e Jack Nicholson podendo ser a verdadeira surpresa para os Oscar uma vez que pouco se falava dele para a conquista da estatueta até à sua nomeação, e agora conquista, do Globo de Ouro. O melhor actor num filme musical ou de comédia foi para Sacha Cohen pelo seu Borat, ele que competia directamente com Johnny Depp com os Piratas das Caraíbas — O Cofre do Homem Morto.
A maior surpresa foi mesmo para a atribuição do Globo de melhor argumento para A Rainha em detrimento de Babel ou The Departed

Na TV, Hugh Laurie ganha pelo segundo ano consecutivo o prémio de melhor actor pelo fantástico Dr. House, desta vez a melhor série em Drama não foi nem para "Lost" nem para "24" mas sim para "Anatomia de Grey", enquanto que na comédia os prestigiados "Donas de Casa Desesperadas" e "The Office" viram o prémio fugir-lhes para "Ugly Betty".
Quanto ao Oscar, é já no próximo dia 23 que serão divulgados os nomeados deste ano à estatueta mais desejada do mundo. Este ano os portugueses têm duas razões para acompanhar com ansiedade esta divulgação. Em primeiro lugar porque "Alice" pode ter algumas aspirações a uma nomeação, mas sobretudo porque "História Trágica com Final Feliz" de Regina Pessoa tem aspirações muito sérias a ganhar o Oscar para Melhor Curta Metragem de Animação. Veremos então...

Sem comentários: