quinta-feira, 28 de junho de 2007

Rocky Balboa

A saga começou em 1976. O filme venceu o Óscar para Melhor Filme esse ano e catapultou para o estrelato Sylvester Stallone, um ilustre desconhecido até aí. Ele é o autor do argumento desse 1.º Rocky. Depois de muitas recusas, há um estúdio que decide pegar no argumento. Queriam no entanto que fosse outro actor a representar "Rocky". Stallone disse "não" e a produtora acedeu a que Stallone tentasse representar então esse papel. O certo é que os primeiros dias de filmagens foram uma surpresa, o desconhecido Stallone revelava-se um verdadeiro actor.

O filme falava de um jovem pugilista com algum valor e que, de um dia para o outro, vê-se com uma grande oportunidade de poder lutar com o campeão do mundo. A personalidade da personagem conquistou os cinéfilos do mundo e, em 79 surge Rocky II. Daí para a frente houve ainda mais 3 sequelas que, tinham qualidade na medida em que os fãs iam continuando a gostar dos filmes, embora sem ter o brilhantismo do Rocky de 76. Ainda assim, na memória dos fãs ficará para sempre "The Eye of the Tiger" de "Rocky III e o fabuloso combate com a torre russa em Rocky IV, num filme com uma mensagem política clara em plena Guerra Fria. Em 1990 Rocky regressa, agora num papel diferente, no papel de treinador de uma nova promessa.

Pensou-se que ficaria por aí, por isso, a notícia de que em 2006 Stallone regressaria no papel de Rocky foi recebida quase como se de uma anedota se tratasse. Mas como nisto das piadas, aquele que ri por último ri melhor, acredita-se que Stallone se riu à grande e à francesa.
"Rocky Balboa" surpreendeu tudo e todos e apresentou-se como um filme extraordinário. Para alguns o melhor Rocky de todos, para muitos ao nível do Rocky original. Rocky Balboa não é um filme sobre boxe. É um filme sobre a nostalgia, sobre o passado, sobre a saudade e sobre a díficil transição dos anos. É um filme intimista que entra fundo no coração de Rocky e que tem momentos verdadeiramente sublimes.

Embora não seja comum, vou-me permitir deixar aqui uma opinião verdadeiramente pessoal. Na minha opinião "Rocky Balboa" foi o grande esquecido dos Óscares, o filme foi castigado pelo rótulo de "filme comercial" que foi ganhando à medida que as sequelas se iam sucedendo. Sem preconceitos, o argumento é genial, tem diálogos tocantes e merecia ter sido premiado. Para mim, foi o filme do ano de 2006..."Yo Adrien, we did it!"

Título original: Rocky Balboa

Realização: Sylvester Stallone

Intérpretes: Sylvester Stallone, Burt Young, Antonio Tarver, Geraldine Hughes, Milo Ventimiglia, James Francis Kelly III

Género: Drama/Desporto

Estados Unidos, 2006

TRAILER

Sem comentários: