quinta-feira, 5 de junho de 2008

Juno

"Juno" foi apelidada da "Uma Família à beira de um Ataque de Nervos" de 2007. E é bem verdade que têm vários pontos em comum. Em primeiro lugar, o facto de serem produções independentes, obras fora do circuito dos grandes estúdios e que conseguiram aclamação mundial. Depois o próprio ambiente de cada um dos filmes, um retrato seriamente cómico sobre a sociedade actual, sendo que o cerne da questão de cada um são bem diferentes. Ainda o facto de de terem ambos conseguido o Óscar e o Bafta para melhor Argumento e terem sido nomeados para Melhor Filme do Ano, o que para filmes de comédia é um feito.
Este "Juno", além de ter vencido o Óscar referido, conseguiu ainda Nomeações para as principais categorias: Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Actriz Principal — Nada mau para um independente, hein? A autora galardoada com o Óscar pelo Argumento do Filme foi Diablo Cody, que curiosamente antes de abraçar a carreira de argumentista era..."Stripper". Sim, "Stripper" daquelas mesmo a sério. Parece que ela gosta mais desta nova profissão, mesmo ganhando menos.
Quem ganhou um novo estatuto com este filme foi a jovem que já tinha aparecido em "Hard Candy", Ellen Page com uma interpretação de enorme qualidade que lhe valeu a primeira nomeação para os Óscares. Esta actriz tem tudo para singrar no meio.
Outra pessoa que se viu pela primeira vez nomeado para os Óscares foi o realizador Jason Reitman, ele que já tinha realizado "Obrigado por Fumar".
Esta deliciosa obra conta a história de uma jovem adolescente cheia de atitude que engravida sem querer e que vai procurar, juntamente com uma amiga, os pais perfeitos para adoptarem a sua criança.

Título original: Juno

Realização: Jason Reitman

Intérpretes: Ellen Page, Michael Cera, Jennifer Garner, Jason Bateman, Allison Janney

Género: Comédia

Estados Unidos, 2007


Sem comentários: