quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Filme da Treta

Tudo começou no pequeno auditório Carlos Paredes em benfica. Uma peça de teatro apenas com 2 personagens que, ali sentados, debatiam todo o tipo de temas complexos com a maior simplicidade e ignorância que fez rir todos que por lá passaram. Dali a peça salta para o Teatro Villaret, o sucesso toma proporções maiores ao ponto do formato ter passado para a radio, para a televisão e, voltando aos palcos, conseguiu esgotar por várias vezes o Coliseu de Lisboa.

Por cá, onde rir ainda "parece mal", este tipo de fenómeno é tão raro que levou os responsáveis a não permitir que as personagens morressem sem lhes dar a oportunidade do grande ecran. Surge assim "O Filme da Treta" onde a Zézé (José Pedro Gomes) e a Toni (António Feio) se vêm agora juntar a Noquinhas (Ana Bola), a mulher do Zézé (Maria Rueff), o Bifinhos (José Raposo), o Zé Cágado (Marco Horácio) e muitas outras personagens do bairro.

O filme bateu todos os recordes do cinema português em 2006, 286 000 pessoas assistiram nas salas a esta comédia e, para se ter uma ideia, o segundo filme português mais visto foi "Coisa Ruim" com 29 161 espectadores. Ou seja, o Filme da Treta foi visto por 10 vezes mais pessoas que o segundo filme mais visto. É obra! Este é o 3.º filme português mais visto na história do nosso cinema, atrás de "O Crime do Padre Amaro" (381 000 espectadores) e "Tentação" (361 000)

Porém, as opiniões dividiram-se bastante quanto à qualidade da obra, sendo que as expectativas eram provavelmente superiores àquilo que os argumentistas podiam dar. Mais uma vez... avalie por si, tenha uma opinião própria... e já agora partilhe connosco.

Realização: José Sacramento

Intérpretes: José Pedro Gomes, António Feio, José Raposo, Marco Horácio, António Melo, Joaquim Nicolau, Maria Rueff, Rui Paulo

Portugal, 2006

TRAILER

Sem comentários: