quinta-feira, 13 de março de 2008

Ratatui

Pronto, parece que os senhores da Lusomundo acham que agora já não conseguem vender mais "Ratatui", e agora pegaram nos caixotes com pó que para lá tinham e começaram a distribui-los aos video clubes a peso de ouro. Aquilo, das duas uma: ou a venda correu muito bem ou muito mal, porque meteram o filme no aluguer "só" quatro meses depois de ter saído para a venda directa. Ao pé do que foi "Os Robinsons", foi um "tirinho".
Adiante, já pode então alugar a animação do ano de 2007, galardoado em todos os festivais por onde passou, incluindo nos Óscares. É uma obra da Pixar que foi considerado por muitos como o melhor filme animado de sempre, com um argumento excepcional que foi, justamente, nomeada ao Óscar.
Conta a estória de um rato que sonha ser mais que um simples rato e não se conforma com a vivência que os seres da sua espécie experienciam. Ele não se contenta com comer restos e lixo, ele quer comer do melhor que existe e sonha ser um verdadeiro "chef de cuisine". Nunca vi isto escrito em lado nenhum, mas na minha opinião há aqui muito de "Fernão Capelo Gaivota". Para alcançar então esse objectivo de ser um verdadeiro cozinheiro, o rato Remy vai fazer parelha com um ajudante de cozinha que, até ali, era um verdadeiro falhado.
Do melhor que o cinema de animação nos ofereceu na última década.

Título original: Ratatouille

Realização: Brad Bird

Vozes (versão original): Patton Oswalt, Ian Holm, Lou Romano, Brian Dennehy, Peter O`Toole, Brad Garrett, Janeane Garofalo, Will Arnett, Stephane Roux

Género: Longa-metragem de animação

Estados Unidos, 2007


Sem comentários: