quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Voo 93

Antes de mais uma nota prévia. Há cerca de um mês e meio saiu em DVD um outro filme, exactamente com a mesma tradução deste que nos acaba de chegar. Esse filme (que por não ter qualidade suficiente não foi adquirido pelo nosso DVD Clube) que saiu, produzido pela FOX, é um telefilme que passou na televisão alguns meses depois do 11 de Setembro e que tem o nome original de "Flight 93" e que nada tem a ver com este "United 93" que foi o filme que fez cinema e que foi apaludido por quase toda a crítica. Por má fé ou não, o certo é que o outro filme saiu por cá exactamente com o mesmo nome (não sei como é que uma coisa dessas aontece...mas acontece) o que pode gerar confusões.
Feita a chamada de atenção, temos então o verdadeiro "Voo 93", o relato em tempo real dos acontecimentos dentro do avião que falhou o alvo no dia 11 de Setembro de 2001, que seria, ao que se pensa, a Casa Branca. Tudo graças à bravura dos passageiros e que o filme procura homenagear.
O filme tenta ser o mais possível fiel à verdade e consegue um resultado final excelente. Consegue ser empolgante e quase dá vontade ao espectador de estar dentro do avião para procurar evitar a tragédia.
O filme é realizado por Paul Greengrass ("Supremacia") e, propositadamente, não conta com qualquer actor famoso.
De referir ainda que o DVD traz um documentário de 1 hora com os familiares das vítimas do Voo 93.
Se, depois de ver o filme, ficar com curiosidade sobre as pessoas que estiveram dentro do avião, poderá ir à Página Oficial do filme e terá uma pequena biografia e uma foto de cada passageiro (na opção "Memorials").
Um filme que passará a ser um documento histórico.

Título original: United 93

Realização: Paul Greengrass

Intérpretes: J. Johnson, Gary Commock, Polly Adams, Opal Alladin, Nancy McDoniel, Starla Benford, Trish Gates, Simon Poland, Khalid Abdalla, David Alan Basche, Lisa Colón-Zayas, Meghan Heffern, Olivia Thirlby, Cheyenne Jackson

Estados Unidos, 2006

Sem comentários: