quinta-feira, 10 de abril de 2008

Censurado

Um curriculo excepcional tem Brian de Palma: "Carrie", "Scarface", "Os Intocáveis" e a "Dália Negra" são apenas alguns dos seus títulos mais marcantes. E quando De Palma procura ser interventivo e polémico, sabe sê-lo como poucos. Um dos filmes de Guerra mais inesqueciveis na mente de qualquer cinéfilo é "Corações de Aço", uma história verídica sobre 5 soldados Norte-Americanos que raptaram, violaram e assassinaram uma jovem vietnamita nos tempos da Guerra do Vietname. Uma obra corrosiva de Brian de Palma que agora é, de alguma forma, revisitada e actualizada, sendo que agora o cenário é a Guerra do Iraque e a forma como o filme é realizado é completamente diferente e nada convencional.
"Censurado" utiliza a forma do falso "cinema verité", utiliza imagens que imitam a realidade utilizando cameras de telemóvel e todas as tecnologias usadas hoje em dia pelo cidadão comum, procurando tornar as imagens o mais natural possivel. As imagens dos créditos finais são mesmo verdadeiras, pelo que as caras estão desfocadas para evitar processos judiciais. Para ajudar ainda a transmitir esta sensação de real e verdadeiro, De Palma optou por utilizar jovens actores que nunca tinham interpretado de forma a que não houvesse caras conhecidas, à semelhança daquilo que já tinha sido feito em "Voo 93".
Também esta é uma história real e tenta transmitir-nos que a realidade que nos entra pela televisão dentro não é, necessariamente, a realidade mais verdadeira.

Título original: Redacted

Realização: Brian De Palma

Intérpretes: Patrick Carroll, Rob Devaney, Izzy Diaz, Mike Figueroa, Ty Jones, Kel O`Neill, Daniel Stewart Sherman, Bridget Barkan, Zahra Kareem Alzubaidi

Estados Unidos/Canadá, 2007


Sem comentários: