quinta-feira, 17 de julho de 2008

10,000 AC

Esta é a magia do cinema. Consegue levar-nos a lugares e tempos que nunca foram os nossos. Podemos assim materializar imagens que fomos desenvolvendo na nossa cabeça, daquilo que imaginamos que poderão ter sido esses outros tempos. E se há tempos que nos fascinam, esses tempos são os da Pré-História. Animais gigantescos e assustadores, paisagens imensas e actividades grupais estranhas mas belas, o ínicio daquilo que foi a presença do Homem na Terra, tudo isto assalta a nossa curiosidade e é tudo isto que foi abordado neste "10,000 AC".
Não tem um argumento extraordinário, mas também não me parece que fosse esse o objectivo. Efeitos especiais muito acima da média e acção vibrante, essas são as reais armas desta obra assinada por Roland Emmerich, um papa bilheteiras que já realizou filmes como "O Dia Depois de Amanhã", "O Patriota", "Godzilla" ou "O Dia da Independência".
Claro que quem procura um retrato exacto do que acontecia 10 000 Antes de Cristo, não encontrará aqui a solução ideal. Não é crível que naquela altura o Homem encarasse o amor exactamente da mesma maneira como o encaramos hoje e muito menos que a lingua inglesa existisse como idioma. Mas também o que é que isso interessa? Venham mas é daí o tigres-dentes-de-sabre!!
PS — Lembram-se da "Guerra do Fogo"? 1981, parece que foi ontem...

Título original: 10,000 B.C.

Realização: Roland Emmerich

Intérpretes: Steven Strait, Camilla Belle, Cliff Curtis, Nathanael Baring, Tim Barlow, Suri van Sornsen

Género: Acção

Estados Unidos/Nova Zelândia, 2008


1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei muito deste filme, mas ele é anacrônico. Misturou pré-história com história antiga. Homens da caverna no egito faraônico.

Maiko