quinta-feira, 19 de junho de 2008

Michael Clayton — Uma Questão de Consciência

Um dos filmes mais nomeados aos Óscares da Academia este ano, "Michael Clayton, Uma Questão de Consciência" teve 7 nomeações entre as quais de Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Actor Principal e Secundário, Melhor Argumento Original e chegou mesmo a vencer o prémio para "Melhor Actriz Secundária".
Não há dúvidas então que este foi um dos principais filmes do ano passado, com críticas positivas tanto a nível de realização, interpretação e de guião.
É a história de um licenciado em Direito, consultor numa empresa de advogados, um homem profissionalmente excepcional, a pessoa que todos procuram quando precisam de resolver algum problema de elevado nível de complexidade. Um desses casos será a da morte de um amigo pessoal, um advogado, e de um negócio paralelo a essa morte no valor de 3 Biliões de Dólares. à medida que vai aprofundando o caso vai percebendo os meandros obscuros em que está envolvido, levando-o a questionar-se sobre o seu próprio papel na vida.
Protagonista é o nomeado George Clooney, mas em termos de elenco há ainda o destaque para outro nomeado, Tom Wilkinson e para a vencedora do óscar Tilda Swinton ("As Crónicas de Nárnia").
Curiosidade por este ter sido o penúltimo filme de Sidney Pollack, mas o último de grande projecção (o último mesmo foi "Padrinho... mas Pouco" que estreou hoje nos cinemas".

Título original: Michael Clayton

Realização: Tony Gilroy

Intérpretes: George Clooney, Tom Wilkinson, Tilda Swinton, Sydney Pollack, Michael O`Keefe

Género: Thriller/Drama

Estados Unidos, 2007


Sem comentários: