quarta-feira, 12 de março de 2008

Peões em Jogo

Realizado por Robert Redford, "Peões em Jogo" tem qualquer coisa da série "24" e do filme sensação dos últimos anos, "Colisão". Da série porque também é passado em tempo real no decorrer de um único dia e do filme porque é também ele um filme mosaíco, repartido em três cenários.
No primeiro desses cenários, em Washington, um senador Cruise dá conta a uma jornalista de uma nova estratégia militar no Afeganistão. Depois, numa Universidade, um professor tenta que um dos seus alunos não abdique nem desista das suas convicções políticas. Finalmente, dois jovens outrora alunos daquele professor, encontram-se em missão de guerra no Afeganistão e tantam sobreviver.
Atenção, a capa pode enganar. "Peões em Jogo" não é de todo um filme de acção ou de guerra, é um drama passado em grande parte dentro de quatro paredes, mas sem dúvida que é um argumento muito bem escrito, provavelmente o melhor filme político desde "JFK", e as interpretações de Tom Cruise, Meryl Streep e do próprio Robert Redford estão perfeitamente ao seu próprio nível. E porque falámos de "Colisão", referir ainda que um dos seus protagonistas, Michael Pena, também tem aqui um papel importante.

Título original: Lions for Lambs

Realização: Robert Redford

Intérpretes: Robert Redford, Meryl Streep, Tom Cruise, Michael Peña, Derek Luke, Andrew Garfield, Peter Berg

Género: Drama/Política

Estados Unidos, 2007


Sem comentários: