quinta-feira, 24 de julho de 2008

Haverá Sangue

Este foi um dos principais filmes de 2007. Teve oito nomeações aos Óscares da Academia, entre as quais "Melhor Filme" e "Melhor Realizador". Acabou por vencer 2 Óscares, entre eles o de "Melhor Actor Principal" para Daniel Day Lewis ("O Meu Pé Esquerdo"), um prémio incontestado tal foi o brilhantismo da sua representação.
"Haverá Sangue" é um típico filme "Oscarizável", obras de classe inquestionável, acentes em argumentos sólidos e pródigos em "socos no estômago" do espectador. Úm sublime filme, drama intenso, que foi para muitos o melhor filme do ano de 2007, quer isto dizer que poe no bolso o filme dos irmãos Cohen, "Este País Não é Para Velhos". E se calhar poe mesmo...
Um filme sobre a ambição de um homem que o leva a arriscar tudo o que tem para conseguir descobrir petróleo, e conseguem-no. No entanto, com o decorrer do tempo e o aumento da fortuna, nada se mantém igual e à medida que os conflitos vão aumentando todos os valores humanos – amor, esperança, comunidade, fé, ambição e mesmo os laços que unem pais e filhos – são ameaçados pela corrupção, decepção e pelo fluxo do petróleo.
O filme é assinado por Paul Thomas Anderson, um realizador que tem obras que ou se odeia ou se ama (eu incluo-me nos primeiros), como "Magnólia" ou "Embriagado de Amor".

Título original: There Will Be Blood

Realização: Paul Thomas Anderson

Intérpretes: Daniel Day-Lewis, Dillon Freasier, Paul Dano, Ciarán Hinds, Kevin J. O’Connor

Género: Drama

Estados Unidos, 2007


1 comentário:

José Prates disse...

No meu caso odiei. Provocou-me um tédio de morte. Um filme bem executado tecnicamente e uma grande actuação... sem dúvida mas fraco na história que tenta explorar o tema da moda (petróleo) mas nos primórdios da sua exploração.