quinta-feira, 15 de maio de 2008

No Mesmo Tom

De luxo! É por este tipo de filme que o mercado de aluguer nunca pode ser ignorado. Esta é uma pérola que, por não ser um filme comercial, não ter vedetas no écran, não passou pelas salas de cinema. Felizmente ainda temos Video Clubes que permitem que possamos ver estas obras independentes, histórias maravilhosas que nos fazem sonhar.
"No Mesmo Tom" foi um filme muito elogiado pela crítica mundial, com o título original de "Once", venceu o Prémio do Público de Festival de Sundance, um dos principais Festivais do Cinema Independente a nível mundial e venceu ainda o Óscar de Melhor Canção Original, com a música "Falling Slowly" que pode escutar esta semana aqui no blog, em Streaming, na secção "Banda Sonora da Semana".
A história é a de um cantor de rua que descobre e simpatiza automaticamente com uma jovem teclista e juntos, decidem compor músicas com toda a alma e coração, a mesma alma e o mesmo coração que vão dançar ao som do amor que os vai envolver. Uma história de amor como poucas.
Voltando ainda ao Óscar ganho por este filme, a entrega do mesmo ficou envolta por um acontecimento que foi inédito em 80 anos de Óscar. Para receber o galardão foram ao palco os dois protagonistas do filme, compositores e intérpretes da música vencedora. O primeiro a falar foi Glen Hansard, mas quando ele se calou e a jovem Checa Markéta Irglová se preparava para falar a impiedosa orquestra entrou em força impedindo a compositora/actriz de fazer os seus agradecimentos, num momento que podia ser único na sua vida. No entanto, e pela primeira vez na História, logo após ao intervalo que seguiu a entrega deste Óscar, Jon Stewart, o anfitrião, chamou ao palco Markéta e esta pode então fazer o seu discurso de agradecimento. E não é que acabou por ser um dos melhores momentos da (entediante) noite? Disse então:

"Hi everyone. I just want to thank you so much. This is such a big deal, not only for us, but for all other independent musicians and artists that spend most of their time struggling, and this, the fact that we're standing here tonight, the fact that we're able to hold this, it's just to prove no matter how far out your dreams are, it's possible. And, you know, fair play to those who dare to dream and don't give up. And this song was written from a perspective of hope, and hope at the end of the day connects us all, no matter how different we are. And so thank you so much, who helped us along the way. Thank you." (Sublinhado meu)


Título Original:
Once

Realização:
John Carney

Intérpretes:
Glen Hansard, Markéta Irglová, Hugh Walsh, Gerard Hendrick, Alaistair Foley, Geoff Minogue, Bill Hodnett, Danuse Ktrestova, Darren Healy, Mal Whyte, Marcella Plunkett

Género: Romântico/Musical

Irlanda, 2006


Sem comentários: