quinta-feira, 26 de junho de 2008

Sedução, Conspiração

Ang Lee, o realizador deTaiwan que foi para Hollywood depois de ter realizado aquele que é já um clássico, "O Tigre e o Dragão", e que por Terras do Tio Sam realizou "Hulk" e depois o filme que lhe valeu mesmo o Óscar de Melhor Realizador com "Brokeback Mountain" ou o "Filme dos Cowboys Gay" como ficou mais conhecido regressa agora a "casa" e volta a rodar um filme na sua Terra Natal com actores também eles asiáticos.
"Sedução, Conspiração" não chegou aos Óscares mas teve um percurso interessante nos Festivais Internacionais e foi mesmo o vencedor do Festival de Veneza de 2007.
É uma história, basicamente, de espionagem em que, por altura da Segunda Guerra Mundial, uma jovem actriz é recrutada pela resistência nacionalista para se insinuar junto de um membro do Governo colaboracionista (Tony Leung), mas os dois acabam por se envolver numa relação tão incendiária como perigosa.
Filme audaz e repleto de sensualidade e erotismo, ficou marcado pelas suas cenas de sexo demasiadamente explícitas para os Chineses que acabaram por proibir o filme, sendo que correram boatos em como que os actores tiveram sexo real de forma a tornarem a cena o mais natural possível.
Mas o melhor é não se centrarem excessivamente nessas questões polémicas das cenas sexuais e disfrutarem o filme per si, pois é uma história muita bela mesmo que demore algum tempo a verdadeiramente "arrancar".

Título original: Se, Jie

Realização: Ang Lee

Intérpretes: Tony Leung, Tang Wei, Wang Leehom, Joan Chen, Chung-Hua Tou

Género: Espionagem/Drama

Estados Unidos/Hong Kong/Formosa/China, 2007


Sem comentários: