terça-feira, 11 de março de 2008

Elizabeth — A Idade de Ouro

Em 1998 Cate Blanchett vestiu o papel da Rainha Elizabeth Tudor num filme que acabaria por lhe valer a sua primeira nomeação aos Óscares da Academia. Actualmente Blanchett é sinónimo de nomeação ao Óscar uma vez quem em 4 anos foi 4 vezes nomeada. Em 2005 venceu mesmo o prémio pelo seu papel em "O Aviador", em 2007 é nomeada em "Diário de um Escândalo" e este ano acabou por ser nomeada para Melhor Actriz Secundária em "Não Estou Aí", filme que ainda não estreou por cá, e por este "Elizabeth — A Idade de Ouro", mais uma vez no papel da Rainha Elizabeth.
Na realização volta a estar o paquistanês Shekhar Kapur, que já nos trouxera o primeiro filme e que, provavelmente fará o terceiro uma vez que a obra foi projectada para ser uma trilogia. Entre estes 10 anos que mediaram os dois filmes, Kapur apenas realizou um filme, filme esse intitulado de "As Quatro Penas Brancas", com Heath Ledger e Kate Hudson.
No enredo desta 2.ª parte da trilogia, passaram-se 15 anos e continua a contar a vida e obra da Rainha Virgem, explorando aqui o seu relacionamento com o aventureiro Sir Walter Raleigh.
Na última edição dos Óscares o filme acabou por vencer um galardão, o de "Melhor Guarda-Roupa". Quanto às críticas, dizem os estudiosos que o filme foge bastante à realidade dos acontecimentos da Inglaterra do Século XVI.

Título original: Elizabeth: The Golden Age

Realização: Shekhar Kapur

Intérpretes: Cate Blanchett, Geoffrey Rush, Clive Owen, Abbie Cornish, Rhys Ifans, Samantha Morton, Jordi Mollà, Tom Hollander

Género: Épico/Histórico

Grã-Bretanha/França, 2007


Sem comentários: