quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Julgamento

O cinema português está determinado a conquistar o seu público. Aquele cinema de autor que era feito para exclusivo prazer do realizador e frases como as proferidas por João César Monteiro ("Eu quero é que o público português se fo**!") já fazem parte do passado e agora o cinema é bem mais comercial, não querendo com isto dizer que perdeu a sua vertente artística.
Um dos homens responsáveis por esta mudança é, sem sombra de dúvidas, o realizador de "Julgamento", Leonel Vieira, que se lançou com um filme surpreendente, "Zona J", em que a linguagem era a do dia a dia e os problemas de um bairro problemático de Lisboa eram expostos sem filtros.
Quanto à história, gira ainda em torno dos nossos fantasmas da ditadura, contando o reencontro de um ex-PIDE com alguns comunistas que este tinha torturados no tempo do Estado Novo.
Na interpretação temos actores como Júlio César, Carlos Santos, Alexandra Lencastre, Fernanda Serrano e, sobretudo, o derradeiro papel de Henrique Viana que faleceu poucas semanas depois de filmar o seu desempenho.

Título original: Julgamento

Realização: Leonel Vieira

Intérpretes: Júlio César, Alexandra Lencastre, Fernanda Serrano, Carlos Santos, José Eduardo, Henrique Viana

Género: Thriller

Portugal, 2007


Sem comentários: