quarta-feira, 21 de maio de 2008

Nome de Código: Cloverfield

Poucos filmes estiveram envoltos em tanto secretismo como foi o caso deste "Nome de Código: Cloverfield". Traileres enigmáticos e confusos que nem divulgavam o nome do próprio filme, aliado ao facto de já se saber que o produtor do filme seria J.J.Abrams, produtor das séries televisivas "Alias" e "Lost" aguçaram o apetite dos cinéfilos de uma forma muito vincada.
Uma campanha de marketing que resultou em pleno, obtendo o filme resultados de bilheteira muito assinaláveis apesar da crise da indústria.
Filme realizado por Matt Reeves, o filme revelou-se finalmente como uma fusão de vários filmes, começando por "O Projecto Blair Witch", passando por "Godzilla" e terminando em "A Guerra dos Mundos".
"O Projecto Blair Witch" pela forma da realização. Toda a acção decorre do ponto de vista da câmara pessoal de um dos intervenientes, dando o ar de um filme caseiro, procurando transmitir um maior realismo ao filme. A grande diferença foi que o filme da Bruxa de Blair foi produzido com tostões e este é uma grande produção de Hollywood com efeitos especiais espectaculares.
"A Guerra dos Mundos" porque também aqui se trata de uma invasão alienigena e da fuga pela sobrevivência dos protagonistas. Finalmente "Godzilla", porque o ser invasor é também ele um Monstro de proporções gigantescas.
Um filme diferente daquilo que estamos habituados a ver, com muita adrenalina e que põe o espectador rigorosamente no lugar dos protagonistas e sabendo exactamente o mesmo, ou seja nada.

Título original: Cloverfield

Realização: Matt Reeves

Intérpretes: Michael Stahl-David, T.J. Miller, Mike Vogel, Jessica Lucas, Lizzy Caplan

Género: Acção/Ficção

Estados Unidos, 2008


Sem comentários: