quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Gomorra

Este é o filme europeu do ano! "Gomorra" Grande vencedor dos "Óscares" do Cinema Europeu este filme é de um realismo brutal na linha dos filmes "falso documentário". Mas não só do próprio filme se falou nos média. A verdade é que, depois da estreia do filme, três dos actores foram detidos pelos "carabinieri" por suspeitas de pertencerem mesmo à Mafia. Como se isto não fosse bastante, o próprio autor do livro que serviu de base ao filme, Roberto Saviano, foi ameaçado de morte pela Máfia.
Poder, dinheiro e Sangue: são estes os “valores” com que os residentes da província de Nápoles e Caserta se confrontam todos os dias. Praticamente, não têm escolha, e são forçados a obedecer às regras do “Sistema”, a Camorra.Só uns poucos podem sequer pensar em levar uma vida “normal”.Cinco histórias são cruzadas, neste violento cenário, ambientado num mundo cruel e ostensivamente inventado, mas profundamente enraizado na realidade.
Sem dúvida um dos filmes do ano, assinado por Matteo Garrone.

Título original: Gomorra

Realização: Matteo Garrone

Intérpretes: Toni Servillo, Gianfelice Imparato, Maria Nazionale, Salvatore Cantalupo, Gigio Morra, Salvatore Abruzzese, Marco Macor, Ciro Petrone, Carmine Paternoster

Género: Policial/Máfia

Itália, 2008


Sem comentários: