quarta-feira, 18 de junho de 2008

Os Falsificadores

É o dos meus momentos favoritos da noite: A entrega do Óscar para Melhor Filme Estrangeiro. E é porque, normalmente são grandes filmes que chegam aos 5 nomeados e tenho sempre um favorito ferveroso. Este ano fiquei um pouco aborrecido porque o meu favorito, estranhamente, nem chegou a ser nomeado. Era "A Desconhecida" de Giuseppe Tornatore. Não que eu tivesse visto o filme, mas sempre que Tornatore tem um filme, tem o meu apoio incondicional.
Assim, meio amuado lá assisti à entrega, e desta vez a vitória foi para a Austria com este "Os Falsificadores", um filme que dá uma nova visão do Holocausto. As atrocidades dessa época negra da História são colocadas em segundo plano (até porque já houve milhentos filmes a retratarem esses actos) e são realçados os conflitos internos daqueles que, estando do lado dos oprimidos, eram tratados de forma privilegiada por colaborarem com o regime nazi, ainda que obrigados a tal. No caso concreto tratava-se de um grupo de falsificadores de alto gabarito de moeda que foram presos pelos nazis e que os puseram a fabricarem libras e dólares de modo a dinamitar as economias inglesa e americana. O dilema é claro: Ou colaborar com o opressor e inimigo e ter uma "prisão dourada" ou ficar sujeito a um fuzilamento.
Pronto, não ganhou "A Desconhecida", mas este filme Austriaco também não deixa mal visto todo o historial de vencedores deste fantástico prémio que é o o de "Melhor Filme Estrangeiro".

Título original: Die Fälscher

Realização: Stefan Ruzowitzky

Intérpretes: Karl Markovics, August Diehl, Devid Striesow, Dolores Chaplin, Sebastian Urzendowsky

Género: Drama/Histórico

Alemanha/Áustria, 2007


Sem comentários: