quarta-feira, 1 de abril de 2009

A Turma

François, um professor, e os seus colegas, preparam-se para um novo ano escolar no liceu de um bairro problemático em Paris. Cheios de boas intenções, estão decididos a não deixarem que o desencorajamento os impeça de tentar dar a melhor educação aos seus alunos.
As culturas e as atitudes diferentes frequentemente colidem dentro da sala de aula, um microcosmos da França contemporânea. Apesar de divertidos e inspiradores, tanto quanto os adolescentes podem ser, o seu difícil comportamento pode, no entanto, pôr em causa o entusiasmo de um professor pelo seu trabalho mal pago. François insiste numa atmosfera de respeito e empenho. Sem ser rabugento ou inflexível, a sua extravagante franqueza surpreende muitas vezes os alunos.
Mas a ética da sua sala de aula é posta à prova quando os estudantes começam a desafiar os seus métodos.
"A Turma" foi o grande vencedor do muito prestigiado Festival de Cannes no ano passado e deixou claramente uma marca importante no anterior ano cinéfilo. Destaque para o protagonista do filme, François Bégaudeau, que além de ser o actor principal é também o autor do livro que deu origem ao filme. François foi, efectivamente, professor antes de se dedicar em exclusivo à escrita.

Título original: Entre les Murs

Realização: Laurent Cantet

Intérpretes: François Bégaudeau, Lucie Landrevie, Agame Malembo-Emene, Rabah Naït Oufella, Carl Nanor, Esméralda Ouertani, Burak Özyilmaz, Eva Paradiso, Rachel Régulier, Angélica Sancio, Samantha Soupirot, Boubacar Touré, Justine Wu, Atouma Dioumassy, Nitany Gueyes

Género: Drama

França, 2008


Sem comentários: