segunda-feira, 21 de julho de 2008

Com o "Call Girl" fresquinho...

Vi ontem o filme de que se fala. "Call Girl" tem tido uma procura muito considerável, de longe o filme português mais procurado desde que existimos. Em primeiro lugar o filme tem um enorme mérito na forma como foi vendido, uma campanha de Marketing sem qualquer reparo. Desde o título, passando pelo poster e sem esquecer um trailer cheio de Soraia Chaves a transbordar sensualidade, tudo isso aliado a um filme com "pirataria zero", fazem deste um produto da máxima importância para nós.

No entanto, quando se aposta tanto no Marketing, nós que vemos centenas de filmes por ano, já calculamos que atrás daquilo está...nada. E foi por isso mesmo que ontem tive uma surpresa de todo o tamanho! É que por trás do Marketing está mesmo um filme à séria. Eu desconfio que quem vai alugar o filme convencido que vai ver Soraia Chaves a fazer de coelhinha, vai ficar desapontado, porque a vemos aqui e ali muito "apetitosa" é verdade, mas não é aí que está o foque do filme. De todo! É um óptimo filme, assumidamente comercial e portanto diferente de um outro óptimo filme português relativamente recente, "Alice", mas nessa categoria de "comercial", é um policial muito competente e põe num canto muito do lixo que nos chega das Terras do Tio Sam.

O filme tem um argumento muito bom, centrando-se na investigação de corrupção autárquica, mas tendo ali uma componente deliciosa que é o sublinhado que é feito sobre a forma como as pessoas são "enfeitiçadas" pela paixão, pela atracção e pelo amor. Isso no filme é muito evidente nalgumas personagens mas noutras é dado a entender com uma subtileza que consegue dar uma inteligência extra ao filme.

Uma das criticas que é feita ao filme que é que tem uma linguagem muito ordinária. Pois para mim essa é mais uma das mais valias do filme porque, eu não sei por onde andam as pessoas que criticam essa componente do filme, mas por onde eu ando, é mesmo assim que ouço as pessoas falarem e por isso me identifiquem tão bem com aqueles diálogos. Isto já para nãp falar que ouvimos "fucks" nos filmes americanos em barda e comemos aquilo como se fossem ovos...

E depois tem este rapaz! Ca granda actor! É, juntamente com Nuno Lopes, o melhor actor português da sua geração. Tem uma naturalidade que impressiona e uma presença marcante no ecran. Neste filme Soraia Chaves vende o filme mas é Ivo Canelas que vai ficar na memória. Aquele polícia é o polícia que nós queriamos ser quando éramos pequeninos. Ele, quando "se passa" tem a reacção que nós sabemos que teríamos se fossemos nós ali. Aquele polícia é um de nós e esse mérito é do argumentista mas é sobretudo da interpretação dada pelo Ivo. Ai Ivo, ai Ivo, se não tivesses nascido no País errado...

Sem comentários: