quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Pérolas Esquecidas

Alguns filmes com muita qualidade têm passado despercebidos. Nós por aqui gostamos que os nossos sócios vejam cinema de qualidade, pelo que damos aqui algumas dicas sobre essas "pérolas esquecidas":

Não é muito vulgar mas aconteceu com Indian, o Grande Desafio. Os filmes com Anthony Hopkins normalmente são sucesso tanto em cinema quanto em DVD. Pelo menos aqui no nosso cantinho, isso não tem acontecido com este último filme do actor galês. Será da pouca promoção que teve no cinema? Será da capa pouco apelativa? Será que o facto deste desafio datar de 1962 desencoraja a curiosidade? Realmente não sei. O filme é um bom filme, Hopkins está brilhante no papel de Burt Munro e é sem dúvida uma história que merece ser contada.

Edukadores é um fantástico filme alemão. Uma verdadeira análise aos nossos dias, uma crítica à sociedade materialista, consumista e globalista. Parece chato? Não é! Um grupo de jovens que acreditam que podem mudar o mundo com as suas ideias e que ajem em conformidade com os seus próprios pensamentos. Num dos actos de "sensibilização" as coisas não correm bem, o que irá provocar um confronto ideológico com um "capitalista". Delicioso, divertido, um filme que foge ao cinema "pastilha elástica" (o mastiga e deita fora) e que não tem merecido a atenção que merece.

Nada a Esconder foi o filme europeu mais premiado do ano transacto. Um thriller francês recheado de originalidade. Para quem está cansado do ritmo dos thrillers americanos, da moral subjacente dos thrillers americanos, do ritmo dos thrillers americanos, dos finais dos thrillers americanos... este filme é para vós. O filme europeu do ano e que tem passado despercebido... não se deixe enganar!


Alice é o filme escolhido por Portugal para tentar chegar pela primeira vez na história do nosso cinema a uma nomeação para Oscar. O filme tem as qualidades que nos permitem sonhar com essa hipotese. Consegue na realidade aglomerar a vertente mais comercial do cinema, com uma história que prende o espectador sempre na dúvida se o drama daquele pai terá ou não um final feliz, e por outro lado uma vertente mais indie, típico do cinema europeu, um cinema que trabalha as suas personagens, que procura evidenciar os seus actores. É a nova vaga do cinema português, chega de termos de olhar para o nosso cinema como um cinema de classe B. Alice é um bom filme e merece o seu visionamento. Nuno Lopes tem um desempenho fenomenal e a banda sonora é extraordinária. É mais um dos filmes que tem estado esquecido.


E você? Já viu alguma destas pérolas? O que tem a dizer sobre elas? Tal como eu, aconselha-as com veemência?

1 comentário:

Anónimo disse...

É verdade, Indian e Nada a Esconder são filmes muito agradáveis...é melhor do que ver tipos a voar, ou policias aos tiros em Miami... :D