sexta-feira, 20 de junho de 2008

Primeiro Português condenado por "sacar" da net!

Sei que já passaram 2 anos desde a notícia que inundou os jornais portugueses indicando que tinham sido instaurado 28 processos crimes contra piratas que partilhavam ficheiros protegidos por direitos de autor e por isso muitas pessoas já se esqueceram.
Alguns, onde eu me incluia, chegaram a pensar que, provavelmente esses processos tinham sido arquivados e que nada dali resultaria, isto porque houve um completo silêncio desde aquela data...até agora!
É portanto histórico, pela primeira vez uma pessoa foi condenada a 90 dias de prisão por "simplesmente" pôr músicas na net. E estão a pensar: "ah, mas o gajo devia ter milhares de coisas dessas e na volta era para vender". Nada disso! O rapaz, de 28 anos, tinha 146 músicas ilegais no seu computador, o suficiente para apanhar aquela pena de prisão que poderá ser substituida por uma multa de 4 euros por cada um dos 90 dias e ainda outra multa adicional que perfaz no total, excluindo as custas judiciais, o total de 1160 euros. Sairam-lhe bastante caras as musiquinhas...
Já sabe, se a consciêncialização para si ainda não chega, então deixe de partilhar ilegalmente ficheiros na internet simplesmente porque...o risco não compensa. É que o Director da Associação Fonográfica Portuguesa já disse com todas as letras: "«Um dia destes voltamos a apresentar mais [denúncias]». Não arrisque, o próximo pode ser você.
Pode ler a notícia na versão online do Jornal Sol.

Sem comentários: