segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Video Clubes atacados mais uma vez!

Tem sido recorrente mas é com títulos como "Ratatui", 2.º filme mais visto nas nossas salas de cinema, que o comportamento dos representantes da Disney em Portugal se nota mais e é mais lesivo para os Vídeo Clubes e para os seus clientes. Amanhã o filme estará disponível mas só com selo vermelho, ou seja apenas para venda directa, vedando as famílias de o poderem alugar para o verem em casa. Quem foi vê-lo ao cinema viu, quem não viu...que compre!
Os senhores da Lusomundo dizem que não é opção deles, que são ordens que têm da própria Disney. Mentem despudoradamente, esta situação é única no mundo. Só há um País onde os filmes da Disney saiem primeiro para venda e mais tarde para aluguer... só em Portugal.
Nós claro que percebemos o que é que eles querem. Querem que o filme venda o mais possível, sobretudo em época natalícia, e que o Vídeo Clube não seja alternativa para que os miúdos vejam o filme em casa por um preço 10 vezes menor. É legítimo que queiram maximizar economicamente o seu produto, mas essa legitimidade cessa sempre e quando com os seus comportamentos prejudiquem todo um mercado que se estabeleceu há muitos anos e que foi, durante décadas, um parceiro fundamental na democratização do cinema.
Também sabemos que eles têm medo que quem alugue vá gravar o filme e depois já não o compre. É bom que percebam que a pirataria é um problema de todos, aliás os vídeo clubes são aqueles que mais têm sofrido com o fenómeno e aqueles que mais têm morrido desse mal, pelo que nós nunca poderemos fazer parte do problema mas sim da solução. Vamos atacar o problema da pirataria de frente e não da forma mais fácil e cobarde acabando com o aluguer. Se não sabem eu digo-lhes, esse ataque ao aluguer não vai resolver absolutamente nada.
Resumindo, se quiserem ver o Ratatui em vossas casas terão que o comprar, ou então aguardar uns 2 meses...é que depois de venderem os filmes que eles entendem que é o suficiente nas lojas, aí lembram-se dos Video Clubes que querem ter uma selecção alargada e que por esse motivo o têm que comprar, vendendo-o por um preço bem superior ao vendido nas lojas.

Se acham que este comportamento viola o vosso direito enquanto consumidores de cinema e DVD, a única coisa que podem fazer é reclamar desta situação aos representantes da Disney em Portugal, a Lusomundo. Aqui fica o contacto:

Dr.ª Teresa Moreira (Directora-Geral Lusomundo Audiovisuais)
Av. 5 Outubro, 208
1069-203 Lisboa
E-Mail: afernandes@lusomundo.pt

3 comentários:

Anónimo disse...

Basta da Lusomundo monopolizar o mercado audiovisual em Portugal!!!!!

batatum disse...

Os videoclubes só exigem respeito.

Anónimo disse...

Consideração pelos clientes dos videoclubes é o que lhes falta.
Parece que nos andamos (videoclubes), a encher. Pelo menos esses senhores da Lusomundo que não estrovem!

E palhaço sou eu...