terça-feira, 26 de junho de 2007

Publicidade da Vodafone é ilegal !!

Tem vindo a ser difundido nas televisões nacionais um spot publicitário da Vodafone, promovendo o seu novo serviço de ADSL, com um conteúdo grosseiramente ilegal.
Naquele spot é dito pela voz off "... downloads de filmes a uma velocidade impressionante". Ora, como em Portugal ainda não é possível fazerem-se descargas de filmes de forma legal, a única ilação que se pode tirar desta campanha é que se está a incentivar o público alvo a efectuar downloads P2P, ilegais portanto.
O Código da Publicidade é muito claro, no seu artigo 7.º, n.º 2, alinea b), estipulando que: "É proibida, nomeadamente, a publicidade que: Estimule ou faça apelo à violência, bem como a qualquer actividade ilegal ou criminosa;"

A banalização do crime e da ilegalidade no que a este assunto diz respeito cada vez é mais chocante e preocupante. Cada vez há mais cinemas a fecharem, os videoclubes fecham portas a um ritmo alucinante mas não porque o produto deixou de ter interesse. Pelo contrário! Cada vez o cinema suscita mais interesse, e a prová-lo está este anúncio que transcende em muito a publicitação do serviço de net, faz referência aos filmes, produto que a Vodafone não detem nem pode explorar, mas fá-lo porque sabe que é um produto altamente chamativo.
É realmente uma pena que os agentes que dependem do cinema estejam a morrer e depois olharmos e vermos aqueles que nada têm a ver com o cinema a prosperarem à custa do mesmo cinema.

Quanto a nós já fizemos o que nos competia, reclamámos da situação à Entidade Reguladora da Comunicação Social e ao Instituto do Consumidor, demos conhecimento à nossa Associação, a ACAPOR, a qual nos indicou que já está a analisar o problema.

Ficamos então a aguardar que as entidades reajam rapidamente de forma a que ninguém fique a pensar que estamos numa verdadeira República das Bananas.

1 comentário:

Bruno Pereira disse...

Não querendo parecer abusado ao deixar um cometário destes, mas não me parece que uma empresa de uma envergadura como a Vodafone fizesse publicidade ilegal. De qualquer forma há que ter em conta que há muitos sites pagos onde se pode efectuar o download de filmes de uma forma legal. Mesmo que que em Portugal ainda não exista um site oficial nacional, a Vodafone prima por não fazer diferenciação entre os downloads nacionais ou internacionais, como tal a questão nem se coloca. E já agora, não há tantos cinemas assim a fechar. Se for contabilizado: nos últimos dois anos abriu-se mais do dobro dos cinemas que fecharam.