sábado, 24 de fevereiro de 2007

Oscar... é já na próxima madrugada!!!

É já na proxima madrugada que todos os cinéfilos farão uma directa à frente da televisão para acompanharem a grande noite da entrega dos Oscar.
Ellen de Deneris será a anfitriã da gala que se espera não ir galardoar nenhum filme em particular mas ir dividindo os Oscar por entre os nomeados.
Ao longo dos anos a Academia tem atríbuido as suas estatuetas, mas há determinados prémios que ficam na história por serem tremendos erros.
Em vésperas então da grande noite, aqui deixamos o top 10 daqueles que foram as maiores injustiças dos últimos 30 anos.

10.ª — Em 1985 Geraldine Paige ganha o Oscar de Melhor Actriz Principal por "The Trip to Bountiful"... Meryl Streep ficou a ver com "Africa Minha"

9.ª — Em 1990 é Jeremy Irons por "Reveses da Fortuna" quem leva o galardão de Melhor Actor Principal... o "nouveau" índio Kevin Costner foi de mãos a abanar para casa (como actor) com a sua interpretação por "Dança com Lobos"

8.ª — Em 2000, Hollywood apaixonou-se pelo "Tigre e o Dragão". Foi inclusivamente nomeado a melhor filme do ano. Não ganhou esse Oscar, mas ganhou-o na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Quem devia ter ganho essa categoria seria a primeira obra do Inarritu, que este ano é candidato com "Babel", nomeadamente o brilhante "Amor Cão"

7.ª — Também na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, desta vez em 2001, ganha "No Man's Land". Ficou de fora um filme que é hoje em dia um verdadeiro clássico - o francês "O Fabuloso Destino de Amélie"

6.ª — Na categoria de Melhor Actor Secundário, no ano de 1996, Edward Norton surpreende o mundo ao estrear-se no filme "A Raiz do Medo". Não foi ele no entanto que levou o galardão, mas sim Cuba Gooding Junior com "Jerry Maguirre"

5.ª — A categoria de Melhor Longa Metragem de Animação ainda dava os primeiros passos em 2002, houve logo uma grande injustiça: não é que "A Viagem de Chihiro" seja um mau filme... mas a "Idade do Gelo" é um ícone da animação!

4.ª — Também na música se cometem injustiças. Em 1982, A música original que levou o galardão foi "Up Where we Belong" do filme "Oficial e Cavalheiro". Fica de fora uma música que é um símbolo e que será eterna no mundo do cinema: "Eye of the Tiger" por "Rocky III"

3.ª — Em 1998 o filme eleito para Melhor Filme do Ano foi "A Paixão de Shakespear". Benigni ganhou o Oscar para Melhor Actor mas a sua "A Vida é Bela" também deveria ter sido nomeado o melhor filme do Ano.

2.ª — Em 1989 o Oscar para Melhor Filme do Ano foi atríbuido a "Driving Miss Daisy". Ora, esse ano foi sem dúvida um dos melhores das últimas décadas de Hollywood, tanto assim que esse prémio poderia e deveria ter sido entregue a qualquer um de outros 3 dos nomeados: "Nascido a 4 de Julho" "Clube dos Poetas Mortos" ou "O Meu Pé Esquerdo"

1.ª — Hollywood é assim, e volta e meia premeia filmes que são uma verdadeira charupada. Foi o que aconteceu em 1997 quando atribuiu o Oscar para Melhor Filme do Ano a "Titanic". É obvio que L.A.Confidential seria uma muito melhor opção (o que até não era díficil...)

E vocês? Houve alguma injustiça que vos saltou aos olhos nos últimos tempos? Digam aqui de vossa justiça!! Ah... e uma óptima noite de Oscar!!!!

Sem comentários: