sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O Panda do Kung Fu

Vivaço, grande e um pouco trapalhão, Po trabalha no restaurante da sua família, enquanto passa os dias a sonhar em tornar-se Mestre de Kung Fu. Os seus sonhos rapidamente se tornam reais quando é escolhido, inesperadamente, para se juntar ao mundo do Kung Fu e treinar ao lado dos seus ídolos – os lendários Tigresa, Grou, Louva, Víbora e Macaco, tendo ainda como líder, o guru deles, o Mestre Shifu. Mas sem se aperceberem, o vingativo e traiçoeiro leopardo das neves, Tai Lung, vai atrás deles e Po vai ter de defender todos da ameaça que os espera.
Conseguirá ele transformar os seus sonhos de se tornar um herói de Kung Fu em realidade? Po entrega-se de coração - e peso – a esta tarefa e acaba por descobrir que a sua maior fraqueza afinal se transformou na sua maior força.

"O Panda do Kung Fu" foi um verdadeiro campeão de bilheteiras em todo o mundo e Portugal não foi excepção. Por cá só mesmo "Mamma Mia" superou os números desta aventura animada. Um filme que reforça a ideia de que as grandes estrelas gostam de marcar presença nestes filmes dando voz às personagens animadas. Aqui vamos ouvir as vozes de Jack Black, Dustin Hoffman e Angelina Jolie.

Título original: Kung Fu Panda

Realização: Mark Osborne, John Stevenson

Vozes (versão original): Jack Black, Dustin Hoffman, Angelina Jolie, Ian McShane, Jackie Chan, Seth Rogen, Lucy Liu, Michael Clarke Duncan

Género: Longa-metragem de animação

Estados Unidos, 2008


Viagem ao Centro da Terra

Na aventura para toda a família, "Viagem ao Centro da Terra", três exploradores mergulham num estranho mundo novo, por debaixo da superfície da Terra, onde embarcam numa incrível viagem e descobrem locais aterradores, no meio dos maiores perigos. Durante uma expedição científica à Islândia, o visionário cientista Trevor Anderson, o seu sobrinho Sean e a bela guia local, Hannah, vêem-se inesperadamente presos numa gruta, de onde a única saída é na direcção das entranhas da Terra.
Viajando por mundos nunca vistos, o trio depara-se com criaturas surreais e inimagináveis, incluindo plantas que comem pessoas, piranhas voadoras gigantes, pássaros incandescentes e terríveis dinossauros do passado. Os expedicionários chegam depressa à conclusão de que como a actividade vulcânica à sua volta está a aumentar, têm de encontrar um caminho de volta para a superfície da Terra antes que seja tarde demais…
Com espectaculares ambientes foto-realistas e técnicas de filmagem novas e revolucionárias, Viagem ao Centro da Terra é uma aventura épica que leva os espectadores directamente ao centro da viagem dos nossos heróis, partilhando com eles a sua louca e espectacular jornada.
O filme teve projecções 3D em alguns cinemas mas, infelizmente, essa versão 3D não transitou para o mercado de aluguer. Ao que dizem, saiu uma directiva comunitário interditando os óculos 3D no mercado de aluguer por motivos de higiene. Pena é que a imaginação tenha ficado por aí, não se encontrando soluções para contornar o problema. Porque não vendermos óculos aos clientes directamente por um valor de custo?

Título original: Journey to the Center of the Earth

Realização: Eric Brevig

Intérpretes: Brendan Fraser, Josh Hutcherson, Anita Briem, Seth Meyers

Género: Aventura

Estados Unidos, 2008


O Reino Proibido

Jason Tripitikas é um adolescente americano, fanático por heróis de artes marciais e obcecado por clássicos de Kung Fu. Visita frequentemente uma loja de penhores em Chinatown, à procura de filmes a preços baixos e, numa das vezes faz uma descoberta extraordinária: encontra um bastão igual à arma lendária do sábio guerreiro, o Rei Macaco. O proprietário da loja explica-lhe que o bastão se encontra penhorado desde o tempo em que o seu avô geria a loja, há mais de 100 anos, e que nunca foi reclamado.
Durante um assalto inesperado, o proprietário da loja é baleado e confia o bastão a Jason, pedindo-lhe que o devolva ao seu legítimo dono. Com a relíquia na sua posse, o adolescente encontra-se subitamente na China Antiga, onde conhece dois mestres de Kung Fu. Estes, juntam forças não só para ensinar ao jovem artes marciais, como para se lançarem numa perigosa aventura: libertar o Rei Macaco aprisionado há mais de 500 anos.
Os dois suprasumo do cinema de artes marciais da actualidade, Jackie Chan e Jet Li, juntos no mesmo filme, fazem de "O Reino Proibido" um filme imperdivel para os apreciadores do género.

Título original: The Forbidden Kingdom

Realização: Rob Minkoff

Intérpretes: Jet Li, Jackie Chan, Michael Angarano, Yifei Liu, Collin Chou, Bingbing Li, Morgan Benoit

Género: Acção/Artes Marciais

Estados Unidos, 2008


A Maldição do Vale

Pensavam que estava esquecido o lançamento em DVD da tranposição para o cinema do video jogo de culto, "Silent Hill"? Eu também, mas afinal cá está ele!
"A Maldição do Vale" é protagonizado por Radha Mitchell no papel de Rose, uma mãe desesperada que leva a sua filha adoptiva, Sharon, para a cidade de Silent Hill na tentativa de encontrar a cura para o seu sofrimento. Após um violento acidente de carro, Sharon desaparece e Rose inicia uma busca desesperada para a recuperar. Ela depara-se com um nevoeiro de espessas cinzas e vê-se no centro da distorcida realidade de uma cidade com um terrível segredo.Perseguida por criaturas grotescamente deformadas e outros habitantes presos num permanente purgatório, Rose começa a desvendar a verdade por detrás do apocalíptico desastre que queimou a cidade há 30 anos. Ouse entrar na horrível cidade de Silent Hill, onde a escuridão está presente em cada alma e criaturas infernais espreitam em cada esquina. Mas saiba que depois de lá entrar... não há volta atrás.

Título original: Silent Hill

Realização: Dave Meyers

Intérpretes: Radha Mitchell, Sean Bean, Laurie Holden, Deborah Kara Unger, Kim Coates, Tanya Allen, Alice Krige, Jodelle Ferland

Género: Terror/Ficção

Canadá/Japão/Estados Unidos/França, 2006


O Segredo de um Cuscuz

Na cidade costeira de Sète, França, o Sr. Beiji, pai de família de sessenta anos com emprego precário esforça-se por manter a família unida, apesar do historial de tensões que sentimos sempre próximas da ebulição. Tem o peso do falhanço em cima dos ombros e um sonho, o de construir um restaurante. Num panorama negro, ele fala do seu sonho, sobretudo com a família que se vai solidarizar pouco a pouco com ele. O sentido de entreajuda poderá trazer o projecto a bom porto, ou talvez não…
"O Segredo de um Cuscuz" é o filme sensação dos "Césars", os prémios do cinema francês, tendo levado para casa os principais prémios, "Melhor Realização", "Melhor Filme" e "Melhor Argumento". O cinema europeu no seu melhor!

Título original: La Graine et le Mulet

Realização: Abdel Kechiche

Intérpretes: Habib Boufares, Hafsia Herzi, Farida Benkhetache, Abdelhamid Aktouche, Bouraouïa Marzouk, Alice Houri

Género: Drama

França, 2007


O Ar que Respiramos

O filme baseia-se num provérbio chinês, que divide a vida em quatro emoções principais: Felicidade, Desgosto, Prazer e Amor.A história central acompanha o explosivo romance entre Pleasure, um gangster que consegue ver o futuro, e Sorrow, uma bela estrela pop em ascensão. Quando o contrato de Sorrow cai nas mãos de Fingers, um impiedoso barão do crime com aspirações a legitimar os seus negócios através da indústria do entretenimento, faz com que Pleasure tenha de escolher entre o coração e as suas visões do futuro.
Depois, há a história de Happiness, um intratável banqueiro que anda a tentar escapar da morte lenta que é o seu trabalho quotidiano. Depois de perder todo o dinheiro que pedira emprestado num esquema de jogo chefiado por Fingers, Happiness encontra-se numa encruzilhada entre fugir do seu destino ou confrontar os seus medos.
Finalmente, há a história de Love, um médico que está apaixonado por Gina, a mulher do seu melhor amigo. Quando esta tem um acidente no laboratório, fica com apenas 24 horas de vida, a não ser que receba uma transfusão de sangue. O problema é que Gina tem um tipo de sangue muito raro, comum a apenas 2% da população. Love lança-se numa desesperada corrida para encontrar esse tipo de sangue… dando origem à definitiva colisão de destinos entre Sorrow, Pleasure, Love, Happiness e Fingers.
Um elenco verdadeiramente de luxo, uma parada de estrelas num filme que passou discretamente nos cinemas. Kevin Bacon ("Mystic River"), Julie Delpy ("Antes do Anoitecer"), Brendan Fraser ("A Múmia"), Andy Garcia ("Ocean's Eleven"), Sarah Michelle Gellar ("The Grudge"), Emile Hirsch ("Lado Selvagem") e Forest Whitaker ("O Último Rei da Escócia").

Título original: The Air I Breathe

Realização: Jieho Lee

Intérpretes: Brendan Fraser, Sarah Michelle Gellar, Andy Garcia, Forest Whitaker, Kevin Bacon, Julie Delpy, Emile Hirsch

Género: Drama

Estados Unidos/México, 2007


quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A Múmia, o Túmulo do Imperador Dragão

Terceira parte da trilogia de mega sucesso, "A Múmia, O Túmulo do Imperador Dragão", conta que o explorador Rick O'Connell (Brendan Fraser) regressa para combater o ressuscitado Imperador Han (Jet Li), num épico que abarca desde as catacumbas da antiga China até aos gélidos Himalaias. Rick é acompanhado nesta nova aventura pelo filho Alex (Luke Ford), a esposa Evelyn (Maria Bello) e irmão desta, Jonathan (John Hannah). Desta vez os O'Connell terão de impedir uma múmia com 2000 anos de lançar uma maldição sobre o mundo e colocá-lo, de modo impiedoso, à sua cruel mercê.
Blockbuster que agrada às massas, também vai agradar-lhe a si!

Título original: The Mummy: Tomb of the Dragon Emperor

Realização: Rob Cohen

Intérpretes: Brendan Fraser, Jet Li, Maria Bello, John Hannah, Michelle Yeoh, Luke Ford, Isabella Leong, Anthony Wong Chau-Sang, Russell Wong, Liam Cunningham, David Calder, Jessey Meng

Género: Épico/Fantasia/Acção

Estados Unidos/Alemanha/Canadá, 2008


Hancock

Will Smith interpreta "Hancock", um super-herói que perdeu a sua popularidade entre aqueles que ele protege quando as suas tentativas de resgate nem um pouco convencionais provocaram um terrível caos na cidade. Durante um resgate, Hancock conhece Ray Embrey, um agente de Relações Públicas recentemente demitido que se oferece para representar e recuperar a imagem pública de Hancock. Quando a mulher de Ray, Mary, e Hancock se encontram, ocorre uma inexplicável e imediata conexão entre os dois. Após muita resistência, Mary finalmente revela que ela também possui superpoderes e, logo em seguida, Hancock começa a perceber que seus poderes estão perdendo força. A notícia se espalha rapidamente entre os criminosos que Hancock colocou atrás das grades, e agora Hancock terá de encontrar um jeito de resgatar os seus poderes para continuar vivo.
Filme realizado por Peter Berg, realizador de "O Reino".

Título original: Hancock

Realização: Peter Berg

Intérpretes: Will Smith, Charlize Theron, Jason Bateman, Jae Head, Eddie Marsan, David Mattey

Género: Acção/Fantasia/Humor

Estados Unidos, 2008


Tropa de Elite

"Tropa de Elite" é um olhar intenso e surpreendente sobre as notórias favelas do Rio de Janeiro, os bairros de lata voláteis nas orlas da cidade. O filme desenrola-se em 1997 e apresenta uma visão intimista sobre a vasta e intrincada teia de corrupção da cidade. As milícias traficantes de droga têm controlo virtual dentro das favelas enquanto a polícia enceta as suas iniciativas criminosas no exterior. A força de elite BOPE (Batalhão de Operações Especiais) combate o tráfico de drogas – mas manter a ordem tem o seu preço. As suas acções tornam difícil a distinção entre o bem e o mal e entre a justiça e a vingança. Enquanto o Capitão da Força BOPE, Nascimento, é confrontado com uma dura crise: para além da pressão da luta existente nas zonas de guerra, a sua mulher está prestes a dar à luz o seu primeiro filho pelo que tem de encontrar um substituto e treiná-lo rapidamente para escapar à violência diária. Dois dos novos recrutas da força, Neto e Matias, são amigos de infância: um é rápido no gatilho para manter a ordem e o outro recusa-se a comprometer os seus ideais. Juntos são o substituto perfeito. Separados poderão não conseguir sobreviver...

Título Original: Tropa de Elite

Realização: José Padilha

Intérpretes: Wagner Moura, Caio Junqueira, André Ramiro

Género: Acção/Policial

2007, Brasil


sexta-feira, 14 de novembro de 2008

As Crónicas de Nárnia, O Príncipe Caspian

A aventura do universo do fantástico apresenta a sequela "As Crónicas de Nárnia, o Príncipe Caspian".
Um ano depois dos incríveis acontecimentos de «O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa: As Crónicas de Nárnia», os irmãos Pevensie são de novo magicamente transportados de Inglaterra para o mundo longínquo e incrível de Nárnia, descobrindo que passaram mais de 1300 anos no tempo daquele reino. Durante a sua ausência, a era dourada de Nárnia extinguiu-se. Conquistada pelos Telmarines, está agora sob o domínio do malvado Miraz, que governa o reino sem piedade, forçando a fuga do herdeiro legítimo do trono, o jovem Príncipe Caspian. Juntos, embarcarão numa jornada para restaurar a magia e glória no reino.
Um filme maravilhoso que conseguiu, sem dúvidas, superar o primeiro capítulo.

Título original: The Chronicles of Narnia: Prince Caspian

Realização: Andrew Adamson

Intérpretes: Ben Barnes, William Moseley, Georgie Henley, Skandar Keynes, Anna Popplewell, Peter Dinklage, Sergio Castellitto, Pierfrancesco Favino, Warwick Davis, Vincent Grass, Tilda Swinton

Vozes (versão dobrada): Pedro Carvalho, Paulo Vintém, Afonso Maló, Patrícia Adão Marques, Manuel Cavaco, Vítor Fonseca

Género: Fantasia

Grã-Bretanha/Estados Unidos, 2008


quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O Acontecimento

Sempre que M. Night Shyamalan realiza um filme, é um acontecimento. Vai daí, é mesmo esse o título do seu novo filme: "O Acontecimento". Provavelmente a expectativa de ver um novo filme de Shyamalan é a nossa esperança de podermos voltar a sentir aquele deslubramento que foi ver "O Sexto Sentido", voltarmos a ser genuinamente surpreendidos. No entanto, temos que admitir que é ingrato ter uma primeira obra com esse peso. Shyamalan já rodou muitos outros filmes, nenhum com o mesmo sucesso do primeiro, e parece que a paciência dos espectadores se está a esgotar para com o realizador. As criticas têm sido cada vez mais ferozes aos seus filmes, e o mais criticado que pôs mesmo a credibilidade de M. Night em causa foi o último "A Senhora da Água", filme incompreendido ambientado por uma história infantil inundada de fantasia.
Já no filme agora em questão, Shyamalan regressou à sua linha tradicional de filme, um filme cheio de suspense, mistério, alguma confusão inicial para que não se entenda exactamente o que está a acontecer e, claro, um twist final surpreendente.
No papel principal temos Mark Wahlberg, um actor que se afirma cada vez mais como uma estrela na indústria de Hollywood.
A sinopse, como qualquer sinopse deste realizador, não pode contar muita coisa: Começa sem aviso. Parece que vem de parte incerta. Em minutos, episódios invulgarmente estranhos, mortes arrepiantes que desafiam a razão e fazem enlouquecer as pessoas com sua chocante destruição, alastram nas principais cidades americanas.

Título original: The Happening

Realização: M. Night Shyamalan

Intérpretes: Mark Wahlberg, Zooey Deschanel, John Leguizamo, Spencer Breslin, Betty Buckley, Jeremy Strong

Género: Thriller

Estados Unidos, 2008


O Orfanato

Juntamente com [REC], este foi o filme espanhol que, comercialmente, melhor trabalhou no ano passado. "O Orfanato" tem, no entanto, uma credibilidade maior porque conseguiu arrecadar sete prémios Goya, os prémios do cinema espanhol que já premiaram filmes como "Às Segundas ao Sol", "Mar Adentro" ou "Volver", ainda que nenhum dos sete tenha sido em categorias "rainha". Mas também cá por Portugal este filme foi premiado, no nosso Fantasporto, ao conseguir os prémios de Melhor Actriz e Melhor Realização.
Terror de enorme qualidade, ou não fosse um filme europeu, "O Orfanato" conta que Laura passou os anos mais felizes da sua infância num orfanato à beira-mar. Agora, trinta anos depois e há muito abandonando, ela regressa com o seu marido Carlos, com Simon, o seu filho de 7 anos, e com o sonho de recuperá-lo e reabri-lo como um lar para crianças deficientes. Mas será que o passado dará espaço ao futuro para que de seja feliz?

Título original: El Orfanato

Realização: Juan Antonio Bayona

Intérpretes: Belén Rueda, Fernando Cayo, Roger Príncep, Mabel Rivera, Montserrat Carulla, Geraldine Chaplin

Género: Terror

Espanha/México, 2007


Procurado

Será este "Procurado" um filho ilegítimo de "Matrix"? Alguns consideram que sim. Filme baseado num comic recheado de acção, um tipo de acção que desafia todas as leis da física, manobras e trajectórias impossiveis mas muito agradáveis de ver e, sobretudo, um argumento convincente fazem deste filme algo de diferente do que estamos habituados a ver nos blockbusters.
Angelina Jolie é a actriz que mais se destaca no filme, que também conta com Morgan Freeman, sexy e provocante parece que tem uma personagem talhada para a sua imagem. O realizador é o russo internacionalmente conhecido, Timur Bekmambetov, responsável por dois dos filmes mais bem sucedidos do cinema russo: "Guardiões da Noite" e "Guardiões do Dia".
Wesley Gibson era o mais descontente, caseiro e monótono ser que o mundo alguma vez conheceu, até se cruzar com Fox, uma sexy e mortífera assassina profissional que recruta Wesley para «A Fraternidade», uma sociedade secreta que treina Wes para vingar a morte do seu pai.

Título original: Wanted

Realização: Timur Bekmambetov

Intérpretes: James McAvoy, Morgan Freeman, Angelina Jolie, Terence Stamp, Thomas Kretschmann

Género: Acção

Estados Unidos, 2008


quarta-feira, 12 de novembro de 2008

88 Minutos

Filme que chegou às nossas salas de cinema 1 ano depois de ter estriado (!!), "88 Minutos" conta com Al Pacino no papel principal, ele é aliás o centro de todo o filme, brilhante como sempre. Quando percebemos a permissa do filme transpomo-nos quase imediatamente para um episodio de "24", sobretudo pelo tempo real e pelo contra-relógio em que toda a acção se desenrola.
Um professor universitário que trabalha também como psiquiatra forense para o FBI recebe uma ameaça de morte alegando que tem apenas 88 minutos para viver. É portanto um enredo clássico de um thriller, prometendo muito suspense e um desenlace final surpreendente.

Título original: 88 Minutes

Realização: Jon Avnet

Intérpretes: Al Pacino, Amy Brenneman, Alicia Witt, Leelee Sobieski, William Forsythe, Neal McDonough

Género: Thriller

Estados Unidos/Alemanha, 2007


Macacos no Espaço

Dos produtores de "Shrek" chega-nos esta nova aventura animada, "Macacos no Espaço".
Ham é um chimpanzé divertido e espertalhão que trabalha num circo como “macaco-bala” embora sonhe vir a ser um herói do Espaço - tal como foi o seu avô. Quando é anunciada uma viagem a um planeta longínquo dominado por um excêntrico e tirano rei, Ham vê-se, contra sua vontade, integrado na tripulação de chimpanzés altamente treinados para missões espaciais.

Título original: Space Chimps

Realização: Kirk de Micco

Vozes (versão original): Andy Samberg, Jeff Daniels, Stanley Tucci, Patrick Warburton, Cheryl Hines

Vozes (versão dobrada): Carlos Macedo, Pedro Granger, Ricardo Carriço, Rita Blanco, Helena Montez, Paula Fonseca, Rui Unas

Género: Longa-metragem de animação


terça-feira, 11 de novembro de 2008

Carta Aberta Ao Senhor Euro Deputado Carlos Coelho

Exmo Sr. Euro Deputado Carlos Coelho:

Hoje é um dia particularmente triste para os verdadeiros amantes da música e do cinema. Hoje foi dado o derradeiro golpe, o golpe que vai matar a médio prazo toda a indústria musical e audiovisual e, infelizmente, o senhor deputado orgulha-se de ter contribuído para isso ao votar favoravelmente a ignóbil "emenda 138".

Não sei se o Sr. Eurodeputado alguma vez procurou informar-se sobre e estado actual da indústria no seu País, mas se não se informou à priori de votar, vou então facultar-lhe alguns números agora:

Se vir este gráfico, com dados da Associação Fonográfica Portuguesa, vai reparar que no ano de 2000, altura em que a internet começou a surgir com alguma força, os discos vendidos representaram 100 Milhões de euros. No ano de 2007, com a banda larga já confortavelmente instalada num número muito significativo de lares nacionais, as vendas foram de 40 Milhões de euros. As contas são fáceis de fazer, as vendas de discos desceram 60 % em 7 anos. Obviamente os postos de trabalho tiveram que levar uma quebra na mesma proporção, como pode ler nesta carta redigida por várias entidades e enviada ao Sr. Ministro da Cultura. Já o mercado do aluguer do vídeo sofreu uma queda de 24% num espaço de 5 anos. E a tendência é, obviamente para piorar. Os ISPs continuam a oferecer cada vez maior velocidade de downloads e, sobretudo, tráfegos ilimitados para que o consumidor possa estar à vontade para tirar tudo o que quiser da internet.

É obvio que isto vai rebentar, claro que a produção vai baixar necessariamente e que cada vez vão aparecer menos talentos na música, que vão surgir menos filmes e os que vão aparecer vão se limitar a grandes blockbusters, filmes artisticamente nulos mas com risco comercial diminuto.

A única réstia de esperança estava no famoso "Acordo Olivennes" e na Lei "Criação e Internet" francesa, uma medida que seria um verdadeiro balão de oxigénio para todos os que dependem da indústria do entretenimento mas que a emenda 138 do Pacote Telecom irá aniquilar por completo.

Escrevo-lhe esta carta aberta não porque o senhor deputado tenha especial responsabilidade na aprovação da emenda, provavelmente limitou-se a fazer aquilo que o seu partido o mandou fazer, mas por aquilo que escreveu na sua página de internet.

Diz o senhor deputado, a dada altura do texto: "[...]para responder mais especificamente à questão do "three strikes and you're out", gostaria de esclarecer que considero excessivo e desproporcionado este tipo de medidas. Não tanto por fundamentos de carácter técnico, mas sim por motivos meramente ideológicos."
Senhor deputado, ainda não o ouvi dizer que acha excessivo e despropositado que alguém que cometa uma contra ordenação muito grave fique inibido de conduzir. Se alguém dá mau uso a um bem que possui, seja ele a internet, uma licença de condução ou outra coisa qualquer, não lhe parece lógico que fique limitado no uso desse mesmo bem? Como pode o senhor, e os deputados que votaram no mesmo sentido que o senhor, achar excessivo que alguém fique, temporariamente, inibido de usar a internet depois de ter sido notificado para parar de fazer downloads/uploads ilegais não uma, não duas, mas três vezes? Claro que a pergunta seguinte impõe-se: Então o senhor deputado acha excessivo e desproporcionado que a pessoa fique sem internet depois de ignorar 3 vezes os avisos para que pare com esse comportamento, mas então o que acha da lei actual? Sim, porque actualmente a lei considera este comportamento um crime, cuja moldura penal vai até 3 anos. Isso já lhe parece bem? Cadeia sim senhor mas, bolas, não lhe cortem o acesso à Internet. Com o devido respeito, não faz sentido.

Continua o senhor deputado: "Com efeito, considero que os princípios da privacidade dos utilizadores e dos direitos de autor devem prevalecer, podendo apenas serem restringidos num enquadramento legal claro. Assim, partilho da posição que apenas uma decisão judicial pode bloquear de forma definitiva o acesso à internet."
Confesso que aqui o senhor deputado conseguiu baralhar-me. Em que medida em que o facto de só uma decisão judicial possa justificar um corte de acesso à internet defende seja de que forma for os direitos de autor? A "emenda 138" despreza em toda a linha os direitos de autor ao inibir os seus titulares de poderem defender esses direitos da única forma eficaz.

Diz ainda o senhor deputado: "Concordo com uma autoridade nacional responsável pela gestão de rede e, porque não, com poderes para enviar um aviso ao utilizador que alegadamente estiver a retirar conteúdo protegido por direitos de autor da internet, mas sem deter o poder de cortar unilateralmente o acesso."
A subtileza do seu "porque não" toca-me. Vá lá, já que as pessoas pilham despudoradamente os conteúdos artísticos de outros, ao menos que levem na sua caixa de E-Mail com uma mensagem a dizer-lhes que aquilo não se deve fazer. Mais que isso é que não, a menos que o Tribunal o diga. O senhor deputado quer mesmo ir por aí? Tem a ideia dos números? Portugal ainda não estudou o tema, mas em França a empresa Gfk chegou a estes números: Em 2007 foram descarregados 833 280 000 ficheiros de música, e 235 200 000 filmes protegidos por direito de autor. Mais, diz a "ALPA", (se não acreditar leia aqui) que em França são descarregados, actualmente, uma média de 450 000 filmes por dia. Ora, fazendo uma conta aritmética, se a França tem cerca de 60 Milhões de habitantes, vamos dividir aquele número por 6 e teremos um número aproximado do número de filmes descarregados por dia em Portugal: 75 000. O senhor deputado acha que intentar 75 000 queixas crime ou de pedido de corte de internet todos os dias é a forma mais eficaz de lutar contra a pirataria? Acha que os Tribunais já não estão suficientemente inundados? Acha mesmo exequível?

É lamentável que alguém, no caso o Sr. Sarkozy, tenha mergulhado no problema e tenha encontrado a fórmula ideal de resolver o problema de forma eficaz e razoável e que a Comissão Europeia venha agora destruir o trabalho meritório do Presidente Francês sem, sequer, apontar o caminho da resolução do problema.
Resta-nos o consolo que, efectivamente, um dia a pirataria vai acabar. Quando não houver mais nada para piratear, a pirataria acaba, e esse dia está mais próximo do que aquilo que o senhor imagina.

Nuno Pereira