quinta-feira, 27 de março de 2008

Rescue Dawn — Espírito Indomável

Para quem já tinha saudades de um filme passado na Guerra de Vietname, chega agora uma opção excelente que conta a história real de um piloto americano que é capturado pelos Vietnamitas e que é feito refém numa selva completamente impenetrável e onde sofre às mãos dos seus cruéis captores. A sua vontade em não se deixar morrer longe da sua Terra leva-o a planear meticulosamente um engenhoso plano de fuga.
"Rescue Dawn — Espírito Indomável" não vive de cenas de acção espectaculares nem de maravilhosos efeitos especiais mas sim de uma história verdadeiramente humana e comovodora e ainda de uma interpretação fantástica de Christian Bale que vem confirmar que ele é, a par com Edward Norton, o melhor actor da sua geração.

Título original: Rescue Dawn

Realização: Werner Herzog

Intérpretes: Christian Bale, Jeremy Davies, Steve Zahn, Zach Grenier, Craig Gellis, Marshall Bell, François Chau, Pat Healy

Género: Guerra/Drama

Estados Unidos, 2006


30 Dias de Escuridão

Todos os Invernos, durante 30 dias, Barrow, uma vila isolada no Alaska, vê-se mergulhada em completa escuridão. É um mês complicado e a maioria dos habitantes prefere migrar para Sul. No entanto num desses invernos surge na vila um grupo de vampiros violentos e sanguinários que pretendem saciar a sua sede de sangue nos habitantes que decidiram encarar a penumbra.
É este o enredo do novo filme de David Slade, realizador de "Hard Candy" que deu a conhecer Ellen Page, e que é um autêntico regresso ao clássico filme de vampiros. Visualmente é perfeito, muito ajudando para isso o contraste de cor entre o vermelho vivo do sangue com o branco limpo da neve.
Uma boa surpresa que 2007 nos trouxe, com gente bem conhecida no elenco como Josh Hartnett ("A Dália Negra"), Melissa George ("Turistas") ou Ben Foster ("Alpha Dog").

Título original: 30 Days of Night

Realização: David Slade

Intérpretes: Josh Hartnett, Melissa George, Danny Huston, Ben Foster, Mark Boone Junior

Género: Terror

Estados Unidos/Nova Zelândia, 2007


Raça Assassina

Dizem as más linguas que foi depois de ter visionado este filme que o nosso Ministro da Agricultura decidiu avançar com o decreto-lei que visa exterminar algumas raças caninas do nosso País no espaço de 10 anos...ou então não se diz e eu estou a inventar tudo. "Raça Assassina" conta a estória de 5 colegas de faculdade que decidem ir passar alguns dias a uma ilha supostamente deserta. No entanto rapidamente vão perceber que os habitantes de quatro patas daquela ilha não são nada amigáveis e estão longe de ser o melhor amigo do Homem.
Para quem gosta de filmes de terror com bicharada e com o aliciante de ter a sensual Michelle Rodriguez ("SWAT") no elenco.

Título original: The Breed

Realização: Nicholas Mastandrea

Intérpretes: Michelle Rodriguez, Oliver Hudson, Hill Harper, Taryn Manning

Género: Terror

Alemanha/África do Sul/Estados Unidos, 2006


quarta-feira, 26 de março de 2008

Hot Fuzz — Esquadrão de Província

Este filme foi muito alavancado pelo humorista e ex-crítico de cinema Nuno Markl. É um verdadeiro fã do filme, com textos que usa e abusa de adjectivos elogiosos a esta comédia britânica, como pode ver aqui, ou aqui. E tem toda a razão porque "Hot Fuzz" é mesmo uma comédia de eleição, sobretudo no seu subgénero de comédia de acção. Cansados de "Horas de Ponta" e afins, este filme é uma verdadeira alternativa essencialmente porque procura a graça inteligente fugindo de gags já vistos e já gastos.
Apesar disto, naquilo que Markl se equivocou foi no seu potencial comercial, uma vez que o mesmo teve pouco mais que 5000 espectadores nas salas, provavelmente porque demorou tempo demais a estrear e os piratas não perdoam (até porque os permitem não perdoar).
Aqui o melhor polícia de Londres é destacado para a província onde nada acontece há muitos anos. O seu novo parceiro é um verdadeiro idiota e a sensação é que aquela estadia será uma enorme seca. Mas não! De repente os acidentes sucedem-se e as investigações provincianas têm que se iniciar.

Título original: Hot Fuzz

Realização: Edgar Wright

Intérpretes: Simon Pegg, Nick Frost, Martin Freeman, Timothy Dalton, Jim Broadbent, Paddy Considine, Steve Coogan, Stephen Merchant, Bill Bailey, Bill Nighy, Edward Woodward

Género: Comédia

Grã-Bretanha/França, 2007


Cadáveres

A frase que acompanha o título do filme aguça a curiosidade a qualquer um, mesmo àqueles que não têm por hábito ver filmes de terror. Diz então "O primeiro filme de sempre a usar corpos reais". Uau! Isto é inovador...ou não. Porque há quem diga que um filme de nome "Men Behind the Sun" já o tinha feito antes utilisando o cadáver de um rapazinho durante uma autópsia, para além que "Poltergeist" também já tinha utilisado ossadas reais.
"Cadáveres" conta a estória de quatro estudantes do primeiro ano de medicina que estudam num laboratório dissecando restos humanos e que a dada altura uma dessas estudantes começa a ter visões aterradoras. O cepticismo inicial da estudante começa a desvanecer-se logo que uma das suas colegas aparece morta de uma forma inexplicável. Ela vai perceber que desrespeitar o cadáver de uma pessoa vai enfurecer a sual alma.


Título Original: Unrest

Realização: Jason Todd Ipson

Intérpretes: Corri English, Scot Davis, Joshua Alba, Jay Jablonski, Marisa Petroro, Ben Livingston, Abner Genece, Reb Fleming, Anna Johnson

Género: Terror

EUA, 2006


quinta-feira, 20 de março de 2008

Beowulf

Robert Zemeckis, realizador de "Regresso ao Futuro", criou uma animação altamente inovadora chamada de CGI com o filme natalício "Polar Express" em 2004. Em termos genéricos, esta tecnologia transforma os actores em bonecos animados, conservando exactamente as caracteristicas daqueles: é como que uma digitalização dos actores, na verdade o filme é mesmo rodado de forma real e natural, sofrendo à posteriori o tratamento CGI.
Agora utliza a mesma tecnologia num filme mais adulto, um épico baseado num poema do século VIII, em que o guerreiro mais poderoso de todos, "Beowulf", depois de destruir o indomável demónio Grendel, ele atravessa-se no caminho da mãe sedutora da besta, que utilizará todos os meios possíveis para garantir a vingança. A batalha épica que se segue ressoa através dos tempos, imortalizando o nome de Beowulf.
São bonecos de luxo, uma vez que representam o corpo de Anthony Hopkins, Angelina Jolie, John Malkovich entre outros. Um espectaculo tecnológico...para quem gosta de CGI.

Título original: Beowulf

Realização: Robert Zemeckis

Intérpretes: Ray Winstone, Anthony Hopkins, John Malkovich, Robin Wright Penn, Brendan Gleeson, Crispin Glover, Alison Lohman, Angelina Jolie

Género: Longe-metragem de animação

Estados Unidos, 2007


Resident Evil 3 — Extinção

Eis que chega o terceiro filme da saga baseada no famoso jogo de computador, "Resident Evil". "Resident Evil 3 — Extinção" conta que Alice encontrou um esconderijo nas montanhas do Nevada onde reencontra Carlos Olivera e L.J., ao mesmo tempo que conhece novos sobreviventes da epidemia. Juntos irão tentar descobrir um meio de eliminar o vírus que transforma seres humanos em zombies... e procurar justiça.
Milla Jovovich em grande e sempre sexy, num filme fantástico e cheio de acção e com efeitos especiais que fazem corar de vergonha os dois filmes anteriores. A realização esteve a cabo de Russell Mulcahy, que tem um marco importante na sua carreira: Realizou o primeiro "Duelo Imortal".

Título original: Resident Evil: Extinction

Realização: Russell Mulcahy

Intérpretes: Milla Jovovich, Oded Fehr, Ali Larter, Iain Glen, Ashanti, Mike Epps, Spencer Locke

Género: Ficção/Acção/Terror

Estados Unidos/Austrália/França/Alemanha/Grã-Bretanha, 2007


Estás Cada Vez Mais Frito, Meu!

Aqui está então a sequela da comédia que foi sucesso de bilheteira em 2005, "Estás Frito Meu", agora chamada de "Estás Cada Vez Mais Frito, Meu!". Este sequela vem em forma de remake, uma vez que que é baseada no filme de 1948 «Mr. Blandings Builds His Dream House». Já em 1986 aquele filme tinha sido alvo de um outro remake, chamado "Um Dia a Casa vem Abaixo", protagonizado por Tom Hanks.
Agora a personagem de Ice Cube já está casada e tem a seu cargo os dois filhos daquela e para mais a esposa encontra-se grávida pelo que é hora de mudar de casa. Mudam-se então para uma casa de campo bem grande, mas a pouco e pouco vão-se apercebendo que a mesma é grande, mas não é grande coisa pois vai-se desfazendo aos bocados.
O filme chega no fim de semana de Pascóa, e edequa-se perfeitamente ao seu espírito familiar.

Título original: Are We Done Yet?

Realização: Steve Carr

Intérpretes: Ice Cube, Nia Long, Aleisha Allen, Philip Bolden, John C. McGinley

Género: Comédia

Estados Unidos, 2007


Jackass 2.5

Todo o material que não pôde ser inserido em "Jackass 2" foi agora compilado em "Jackass 2.5". São mais cenas de loucura total e de máximo masoquismo. Até onde pode ir a dor? Até onde pode ir insanidade mental? Divirta-se a verem estes "gandas malucos" a partirem-se aos bocados sempre com um sorriso nos lábios.
O DVD contém ainda 90 minutos de extras cheios de ainda mais loucura.

Título Original: Jackass 2.5

Realização: Jeff Tremaine

Intérpretes: Bam Margera, Preston Lacy, Dave England, Chris Pontius, Jason Acuña, Ehren McGhehey, Steve-O, Jeff Tremaine, Mat Hoffman, Phil Margera, April Margera

Género: Comédia/Documentário

EUA, 2007


quarta-feira, 19 de março de 2008

Os Noves

O filme tem qualquer coisa de "Número 23" e de "Next", embora mais sério e mais pausado. Uma enorme interpretação de Ryan Reynolds, actor multifacetado que vai de "Apenas Amigos" a "Amityville — A Mansão do Terror" passando por "Blade". Quando à realização e ao argumento, tiveram por responsável John August, homem que trabalha regularmente com Tim Burton
O enredo gira em torno de um actor problemático, em prisao domiciliária, que dá largas a uma imaginaçao selvagem quando o seu espirituoso agente e um cínico vizinho sao a sua única ligaçao ao mundo exterior. Mais tarde, os vários planos da realidade dobram-se sobre si próprios durante a produçao de um programa.
O filme pode parecer confuso, mas acredite que no seu final vai perceber tudo bem percebido e que tudo irá bater certo. Veja este filme como um desafio.

Título Original: The Nines

Realização: John August

Intérpretes: Ryan Reynolds, Melissa McCarthy, Hope Davis, Elle Fanning, David Denman, Octavia Spencer, Ben Falcone, Dahlia Salem, John Gatins, Andy Fielder, Jodi Sellards, Greg Baine, Martin Yu, Gregg Naaman, Lorene Scafaria

Género: Thriller/Drama

EUA, 2007


E Não Viveram Felizes Para Sempre!

Dos produtores de Shrek surge-nos esta nova aventura animada, cheia de humor e ideal para ver num domingo de Páscoa chuvoso e rodeado de pequenada barulhenta. Faça companhia aos petizes porque também você se vai divertir a ver este "E Não Viveram Felizes Para Sempre!".
A estória diz que, nos contos de fadas onde é suposto tudo acabar bem, irá surgir um problema uma vez que o feiticeiro responsável por gerir a balança do bem e do mal vai de férias e os seus substitutos não vão fazer um trabalho competente, pelo que irão permitir que Frieda, a Madrasta Malvada da Cinderela, se apodere do bastão mágico. O objectivo dela será nada menos que conquistar o País dos Contos de Fadas, deixar os Maus da Fita vencerem, e mudar os finais de todas as histórias para “E Não Viveram Felizes Para Sempre”.
O FILME CONTÉM VERSÃO DOBRADA EM PORTUGUÊS


Título original: Happily N`Ever After

Realização: Paul Bolger, Yvette Kaplan

Intérpretes: Freddie Prinze Jr., Sarah Michelle Gellar, Sigourney Weaver, Patrick Warburton, Andy Dick, Wallace Shawn, George Carlin

Género: Longa-metragem de animação

Estados Unidos/Alemanha, 2007


O Segredo

É o novo fenómeno das livrarias e das conversas de café. Não há quem não conheça e tenha uma opinião sobre esse livro de Rhonda Byrne, "O Segredo", e a sua célebre teoria da "lei da atracção".
Na verdade este livro veio em consequência de um filme documental, dirigido por Drew Heriot, e que compilou um sem número de testemunhos que visam confirmar que a "lei da atracção" existe realmente. Para quem não sabe, essa tão falada lei indica que tudo o que nos acontece na vida reflecte aquilo que pensamos, pelo que o nosso pensamento norteia o nosso destino.
E você, também acredita na "lei da atracção"? Se é uma das dezenas de milhares de pessoas que já leu o livro, não pode perder agora o documentário que lhe deu origem.

Título original: The Secret

Realização: Drew Heriot

Intervenientes: Michael Beckwith, Lee Brower, Bob Proctor, Jack Canfield, John Demartini, Marie Diamond, Mike Dooley, John Gray, John Hagelin

Género: Documentário

EUA/Austrália, 2006


Bratz

Baseado nas populares bonecas, "Bratz" é a tipicamente comédia adolescente ou mesmo pré-adolescente. O filme conta a história de quatro adolescentes: Yasmin, Sacha, Cloe e Jade. Cada uma delas vê o mundo de forma diferente mas têm em comum o facto de estudarem juntas na Lewis & Clark High School, e o facto de todas elas terem os objectivos de vida bem delineados, numa história que mistura música, dança e o mundo da moda.
O filme conta com a (surpreendente) participação de Jon Voight mas tem um público alvo bem definido. Portanto, se já não é uma teen...continue à procura porque temos certamente disponivel algum filme do seu agrado.

Título original: Bratz

Realização: Sean McNamara

Intérpretes: Janel Parrish, Nathalia Ramos, Logan Browning, Skyler Shaye, Chelsea Staub

Estados Unidos, 2007


quinta-feira, 13 de março de 2008

Shoot'em Up — Atirar a Matar

"Shoot'em Up — Atirar a Matar" é um puro filme de acção, acção vigorante e por vezes exagerada, com um humor negro muito vincado e provocador, ou seja é um filme extremo em todos os quadrantes. Quem espera ver lições de vida pode esquecer, aqui é puro entretenimento e muita violência. Os filmes com estas características costumam ter, regra geral, um problema grave: os actores são de segunda linha. É aqui que "Shoot'em Up" se diferencia porque tem 3 nomes de alto gabarito no seu elenco: Em primeiro lugar Paul Giamatti já nomeado a um Óscar por "Cinderella Man", Clive Owen também nomeado aos Óscares por "Perto Demais" e a eternamente sensual Monica Bellucci.
Quanto à estória, a um homem duro e frio é lhe confiado que tome conta de um bebé. Parece simples mas o que ele não sabia é que aquela criança é o principal alvo de uma obscura associação que tem como missão fazer com que aquele ser desapareça rapidamente da face da Terra.
Agarrem-se bem, a acção vai começar!

Título original: Shoot`Em Up

Realização: Michael Davis

Intérpretes: Clive Owen, Monica Bellucci, Paul Giamatti, Stephen McHattie, Greg Byrk

Género: Acção

Estados Unidos, 2007


Mimzy — A Chave do Futuro

"Mimzy — A Chave do Futuro" quis apresentar-se como a nova geração de E.T.. Provavelmente era uma meta quase inalcançável mas a verdade é que este é um filme muito simpático para toda a família.
Duas crianças descobrem uma misteriosa caixa que contem algo parecido com brinquedos. À medida que as crianças se entretêm com estes "brinquedos", desenvolvem com uma velocidade impressionante, os seus níveis de inteligência. O que terão então aqueles objectos de especial para tornarem simples crianças em verdadeiros génios?
Este é um filme de ficção para aqueles que acreditam que nem todas as aventuras infanto/juvenis têm que ter criaturas mágicas e mundos fantasiosos.
CONTÉM VERSÃO DOBRADA EM PORTUGUÊS

Título original: The Last Mimzy

Realização: Bob Shaye

Intérpretes: Timothy Hutton, Joely Richardson, Rainn Wilson, Michael Clarke Duncan, Rhiannon Leigh Wryn, Chris O’Neil

Género: Ficção/Infantil

Estados Unidos, 2007


A Juventude de Jane

O filme retrata a adolescência e o inicio da vida adulta de Jane Austen, a escritora considerada geralmente como a segunda figura mais importante da literatura inglesa depois de Shakespeare, autora de livros como "Razão e Sensibilidade" ou "Orgulho e Preconceito".
"A Juventude de Jane" é o relato da paixão de Jane por um jovem que colide com a sua obrigação e pressão familiar para que case com um outro individuo de uma classe social elevada e monetáriamente abonado, algo muito habitual na Inglaterra dos finais do século XVIII.
A interpretação da escritora esteve a cabo de
Anne Hathaway que parece ter definitivamente abandonado os seus papéis em filmes infanto/juvenis depois da sua cotação ter subido após o seu trabalho em "O Diabo Veste Prada".

Título original: Becoming Jane

Realização: Julian Jarrold

Intérpretes: Anne Hathaway, James McAvoy, Julie Walters, James Cromwell, Maggie Smith

Género: Drama/Época

Grã-Bretanha, 2007


Ratatui

Pronto, parece que os senhores da Lusomundo acham que agora já não conseguem vender mais "Ratatui", e agora pegaram nos caixotes com pó que para lá tinham e começaram a distribui-los aos video clubes a peso de ouro. Aquilo, das duas uma: ou a venda correu muito bem ou muito mal, porque meteram o filme no aluguer "só" quatro meses depois de ter saído para a venda directa. Ao pé do que foi "Os Robinsons", foi um "tirinho".
Adiante, já pode então alugar a animação do ano de 2007, galardoado em todos os festivais por onde passou, incluindo nos Óscares. É uma obra da Pixar que foi considerado por muitos como o melhor filme animado de sempre, com um argumento excepcional que foi, justamente, nomeada ao Óscar.
Conta a estória de um rato que sonha ser mais que um simples rato e não se conforma com a vivência que os seres da sua espécie experienciam. Ele não se contenta com comer restos e lixo, ele quer comer do melhor que existe e sonha ser um verdadeiro "chef de cuisine". Nunca vi isto escrito em lado nenhum, mas na minha opinião há aqui muito de "Fernão Capelo Gaivota". Para alcançar então esse objectivo de ser um verdadeiro cozinheiro, o rato Remy vai fazer parelha com um ajudante de cozinha que, até ali, era um verdadeiro falhado.
Do melhor que o cinema de animação nos ofereceu na última década.

Título original: Ratatouille

Realização: Brad Bird

Vozes (versão original): Patton Oswalt, Ian Holm, Lou Romano, Brian Dennehy, Peter O`Toole, Brad Garrett, Janeane Garofalo, Will Arnett, Stephane Roux

Género: Longa-metragem de animação

Estados Unidos, 2007